Toda vez que um veículo de comunicação – jornal, rádio ou TV – fala sobre algum assunto que envolva os supermercados ou a associação e seus executivos em geral ou solicita uma entrevista sobre as atividades inerentes ao nosso setor, a APAS avalia a situação e concede a entrevista, responde corrigindo informações ou oferecendo nossa posição.
O papel da imprensa é informar e perguntar. O nosso é responder como prestadores de serviço essencial à população, porém esclarecendo nosso ponto de vista e passando nossa mensagem de maneira a trazer benefícios para os supermercados associados e seus consumidores. Nossa missão, além de servir e abastecer as casas, também é a de informar a população. Essa ação pode ser ativa ou reativa.
Nossa política de comunicação é atender a imprensa, sempre com cordialidade, procurando um relacionamento positivo e duradouro, estabelecendo uma via de mão dupla com benefício para os dois lados.
Neste momento de pandemia, quando a mídia fala de preços ou aumento de preços nos supermercados, da mesma maneira que em ocasiões normais, a APAS avalia a situação e, se necessário, esclarece o público consumidor em geral, como já fez, por exemplo, distribuindo para a imprensa, em março, uma Carta Aberta aos Consumidores. E adota também a prática de ressaltar os assuntos positivos e sempre distribuir boas notícias.
Fizemos um webinar exclusivo para explicar aos nossos associados como devem agir em contato com a imprensa e como se precaver em casos de exposição do supermercado em programas sensacionalistas.
Quando o assunto exige, respondemos pontualmente para um veículo específico, como foi o caso recente do programa do José Datena, na TV Bandeirantes. Nos demais casos nossa ação prefere sempre ser coletiva, informando nossas novidades para um grande número de veículos de comunicação.
Em geral, a Associação procura distribuir informações que considera positivas para combater ou neutralizar notícias negativas. Temos sempre informado a imprensa que, como elo da cadeia de consumo entre os produtores e os consumidores finais, os supermercados repassam o custo dos produtos que adquirem da indústria.