A Nova Pontocom, empresa de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar, que reúne as operações online do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, fechou 2010 com faturamento de R$ 2,7 bilhões, um crescimento de 56% em relação ao ano anterior (R$ 1,7 bilhão). O resultado confirma a companhia, criada em 2009, como a segunda maior do setor, atrás apenas da B2W – controladora dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime -, com faturamento de R$ 4,5 bilhões.
A distância entre as duas companhias ainda é grande, mas a diferença diminuiu significativamente no último ano. Enquanto a participação de mercado da Nova Pontocom passou de 16% em 2009 para 18% em 2010, a da B2W despencou de 40% para 30,5%.
Parte do avanço da Nova Pontocom é explicado pela entrada das Casas Bahia na operação, anunciada em dezembro de 2009, e pelo fim do processo de integração entre as companhias – em abril, as plataformas dos sites de Extra e Ponto Frio foram unificadas.
