O NSG (Next Supermarket Generation by Apas), evento de inovação, tecnologia e comportamento para o varejo de alimentos e bebidas promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), que aconteceu nesta terça-feira, 15, no São Paulo Expo, trouxe novidades e revelou as tendências que devem movimentar o setor supermercadista nos próximos anos.
A 6ª edição do NSG contou com 17 palestras e 8 painéis com nomes de referência do mercado, como Martha Gabriel, especialista em futurismo pelo Institute of the Future (IFTF), Marcos Arante, diretor de logística do Grupo Boticário, e Robledo Castro, CIO do GPA, que compartilharam cases e as principais tendências para o setor. Ambev, Bluesoft, ImpostoCerto, Red Cloud, The Led, Witzler, foram algumas das marcas apoiadoras do evento.
Na abertura, Pedro Lopes, presidente da APAS, reforçou o papel da tecnologia como ponto central para manter os negócios competitivos. “Está cada vez mais claro que tecnologia é a única forma para a saudável sobrevivência do nosso negócio. Isso está refletido nesta sexta edição do NSG, que chegou renovado, refletindo o dinamismo, a jovialidade, a inovação e, o mais importante, as conexões que queremos gerar aqui”.
Martha Gabriel deu início as palestras com o tema “Liderando o Futuro”. Em sua apresentação, compartilhou com o público a importância de prever cenários por meio de estudos e outras fontes e focar em tendências, a fim de realizar as melhores escolhas. Autora dos best sellers Você, Eu e os Robôs: Como se Transformar no Profissional Digital do Futuro, Marketing na Era Digital e Educar: A Evolução Digital (R) na Educação“, ela destacou que o futuro tende cada vez mais à automatização e mostrou as mudanças que já estão em curso, como Blockchain, NFTs, metaverso, ChatGPT e Inteligência Artificial.
Outro destaque foi a apresentação de Marcos Arante com o tema “Supermercados e Plataformas de Marketplace B2B e B2C: desafios e oportunidades em um mundo omnichannel”, sobre as transformações do comércio nos últimos anos e a onda crescente da multicanalidade. Com 20 anos de mercado e entusiasta da área de inovação, ele lembrou que a pandemia impulsionou o comércio eletrônico e que as compras online continuarão a crescer, se tornando obrigatórias para os supermercados. De acordo com Arante, a tecnologia incrementa a experiência de compra e os supermercados devem aproveitar seus estoques colocando-os à venda online, em marketplaces, delivery ou compra virtual e retirada física.
Carlos Correa, diretor-geral da Apas, discursou e abriu a segunda parte do evento compartilhando pontos importantes sobre a Inteligência Artificial. “A integração desempenha um papel fundamental nas mudanças que se delineiam. Uma das chaves para alcançar esse objetivo reside na automação de processos, um processo intrinsecamente conectado à área de TI. A presença da Inteligência Artificial (IA) nos supermercados já é uma realidade. As inovações aprimoram nossa capacidade de atender às necessidades dos clientes, simplificando operações e criando um ambiente mais inteligente e conectado”, pontuou.
Além das palestras, também foram apresentados estudos ao longo do evento, como o “Estudo de Maturidade e Prontidão Tecnológica do Varejo Supermercadista”, realizado pela APAS e pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que reforçou a importância de o setor investir em TI e se aproximar das startups para levar inovação aos negócios.