No momento da compra nos supermercados, os consumidores logo perceberam o crescente aumento do preço do leite nos últimos meses. Segundo dados do departamento de Economia e Pesquisa da APAS, o preço deste produto registrou alta de 37,23% no acumulado dos últimos 12 meses. Se levarmos em consideração apenas o ano de 2013, mais precisamente entre os meses de janeiro e junho, a elevação chegou a 27,45%.
As causas para o aumento, segundo o economista da APAS, Rodrigo Mariano, estão relacionadas, principalmente, à redução da oferta do produto no mercado interno, uma vez que as baixas temperaturas em algumas regiões, além da estiagem em outras, provoca uma redução na disponibilidade de pasto e, assim, a alimentação dos animais é prejudicada. O resultado final é a redução na produção de leite e o aumento do preço.
“Diante da alta no preço do leite, a tendência é que o preço dos derivados também seja elevado neste período”, afirma Mariano. Segundo ele, o produto apresentará um decréscimo no preço a partir das primeiras semanas de setembro – época que marca o fim da entressafra –, por sinal, comportamento que se repete nos últimos cinco anos.
