“O maior benefício observado com a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco iniciada há um ano foi sentido na preservação ambiental”. Esta é a opinião do prefeito de Jundiaí Miguel Haddad, que também acredita que, sem a adesão da população da cidade, o projeto não teria se mostrado eficaz.
A Campanha, implantada pela APAS e pela Prefeitura Municipal, em conjunto com várias entidades do município como o Procon, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio), substituiu em 30 de agosto de 2010 as sacolas plásticas dos supermercados. Em seu lugar, os consumidores passaram a utilizar alternativas sustentáveis para levar suas compras para casa, incluindo sacolas reutilizáveis, caixas de papelão e carrinhos de feira.
Veja Mais:
Parabéns, Jundiaí!
O ineditismo da Campanha levou à sua divulgação nos principais veículos de comunicação do País e, em maio deste ano, o presidente da APAS João Galassi assinou um acordo com o governo paulista para levar a Campanha para todo o Estado. O termo de cooperação prevê a divulgação da ação até dezembro para que, a partir de 25 de janeiro de 2012 – data de aniversário do município de São Paulo – os supermercados associados à APAS deixem de oferecer as sacolas plásticas.
Balanço
Na semana passada, a APAS divulgou o balanço de um ano da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco: neste período, deixaram de ser lançadas no aterro sanitário de Jundiaí 960 toneladas de plástico – ou 264 milhões de sacolas plásticas. Isso prova que o benefício ambiental, sem dúvida, é grande. As futuras gerações agradecem.
Legenda da foto acima: O prefeito de Jundiaí Miguel Haddad assina o acordo, observado pelo secretário Estadual de Meio Ambiente Bruno Covas, o governador Geraldo Alckmin, o presidente da APAS João Galassi, o deputado estadual Orlando Morando e o diretor de Sustentabilidade da APAS João Sanzovo
