O Carrefour Oratório de Santo André, no ABC Paulista, é uma das lojas do Grupo Carrefour que implantou em agosto o projeto piloto da Medida Compensatória de curto prazo, acordo da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e o Procon-SP. Pela Campanha intitulada “De Olho na Validade”, que entra em vigor no próximo sábado (1º de outubro) para todos os associados, o consumidor que encontrar um produto fora do prazo de validade antes de passar pelo caixa da loja receberá gratuitamente o mesmo item dentro da validade. A medida representa, na opinião do presidente da APAS João Galassi, uma iniciativa arrojada do setor supermercadista, pois exigirá de todos muito mais controle dos estoques e cuidado dobrado na reposição de mercadorias.
“O primeiro grande resultado foi a conscientização. Nossos colaboradores receberam capacitação e todos os setores da loja participaram. Eles estão mais atenciosos na reposição de mercadorias”, disse Arlete Penteado, diretora de Atendimento do Carrefour. A loja fixou banners indicativos da campanha no local e orientou os clientes para a ação. “A receptividade foi ótima. Despertamos mais consciência”, contou Arlete, em entrevista ao Portal APAS.
Caso o cliente leve a mercadoria e somente em casa perceba que está fora do prazo de validade, valerá o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC): ao mostrar a nota fiscal que comprova que o produto foi comprado naquela loja, será feita a troca.
Material da Campanha
A APAS disponibilizou aos associados o comunicado oficial ao consumidor e o regulamento da Medida Compensatória, com as recomendações de tamanhos e locais de disposição dos cartazes nos supermercados. Vale ressaltar que o comunicado oficial permitirá identificar o estabelecimento participante da iniciativa. Para mais informações, os associados podem entrar em contato com a Central de Relacionamento APAS, pelo telefone (11) 3647-5000.
