A substituição das sacolas descartáveis nos supermercados paulistas mudou o comportamento dos consumidores. Levar de casa as sacolas reutilizáveis para acondicionar mercadorias passou a ser um comportamento comum. Vários são os modelos disponíveis nas lojas, de formatos, cores e materiais diferentes.
A Unijovem, Organização Não Governamental formada por funcionários da Cooperativa Unimed, por exemplo, atendendo a este novo mercado em expansão, iniciou um projeto piloto de produção de sacolas a partir de embalagens tetra pak. A equipe já tem duas mil encomendas e está aberta a novos pedidos.
O presidente da APAS João Galassi conheceu o trabalho da ONG, durante visita à cidade no início deste mês para lançar a Feira APAS 2012 na região. “Nossa ideia é criar e apoiar alternativas que substituem as sacolas descartáveis”, comentou Galassi.
Os proprietários de indústrias doaram a máquina de costura industrial. “A máquina já havia sido comprada para montar uma oficina de sacolas reutilizáveis em Herculândia, mas o projeto não foi adiante e a ideia ficou ‘engavetada’ até ser apresentada para nós”, explicou a auxiliar de projetos sociais do Unijovem, a assistente social Liliane Petini de Andrade.
As indústrias queriam aproveitar o início das bobinas de tetra pak: entre cinco a seis metros de embalagem que não têm o corte certo para o armazenamento dos alimentos e acabavam sem utilidade.
Geração de renda
O momento propício gera expectativa de renda para os quatro membros da equipe. É o caso da costureira Francisca Costa Oliveira, que fez o molde há duas semanas. Com a profissional estão três jovens desempregados com idade entre 18 e 20 anos. Os quatro vão dividir 50% do lucro das vendas. Os outros 50% serão destinados à Ong Bela Ajuda, vinculada à Indústria Bel.
“Por enquanto o projeto é piloto, por isso não é possível calcular a renda exata de cada membro da equipe, mas a proposta é interessante e temos boas expectativas”, disse a assistente social. Foi o que atraiu o jovem Jefferson Messias dos Santos, de 20 anos. Ele vivenciou seu primeiro dia de trabalho na oficina de sacolas reutilizáveis, uma experiência totalmente nova. “Já trabalhei antes, mas em uma área bem diferente. Estava desempregado e essa me pareceu uma boa opção. As sacolas são práticas, seguras e fáceis de limpar”, opina.
O Unijovem fica na avenida Campinas, nº 67, bairro Banzato (próximo à Santa Casa de Misericórdia). O telefone de contato é (14) 3221-8388.
