A partir de agora os colaboradores que trabalham na frente de caixa devem informar os consumidores sobre a não distribuição das sacolas descartáveis nas lojas. Os operadores de caixa precisam informar os clientes antes do pagamento dos produtos, para que não sejam surpreendidos sobre a mudança.
“O objetivo é preparar os clientes para a prática. Muitos já levam as sacolas de casa, ou utilizam caixas de papelão e carrinhos, mas no período de um ano essa ação será necessária para a mudança de comportamento”, disse o vice-presidente da APAS e deputado estadual Orlando Morando.
Antes do dia 3 de abril, os operadores deverão falar sobre a medida e da alternativa para o transporte de mercadorias. Eles também deverão incentivar os consumidores para se adaptarem ao novo comportamento e escolher sua alternativa ecológica. Após o dia 3, quando nenhuma loja distribuirá sacolas descartáveis, os operadores apenas informarão antes do pagamento das compras a nova prática no setor.
O cliente que não trouxer sua sacola e não for informado antes do pagamento terá direito a uma embalagem gratuita adequada para as mercadorias. A APAS irá preparar um material para ajudar os associados no cumprimento desta exigência do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Em breve será divulgado no Blog.
