Uma vida melhor para mulheres com condições financeiras desfavoráveis. Com este preceito, o projeto Mãos Feitas APAS está de volta, agora na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Fruto da parceria com o Centro de Formação Profissional do Fundo Social de Solidariedade da cidade, o curso oferece 50 vagas às interessadas, com início das aulas previsto para julho.
Com carga horária total de 30 horas, divididas em 10 aulas, o curso contemplará duas turmas com 25 participantes cada. As aulas serão ministradas no prédio do Centro de Formação Profissional do Fundo Social (antigo CEFAM), na Rua Eduardo Nielsen, 420, Jardim Congonhas, em Rio Preto.
As alunas receberão todo o material: apostila e kit contendo alicate de cutícula, espátula, palitos, lixa de unha e pé, cremes, esmaltes, acetona, algodão, além de vale-transporte. “Com a conclusão do curso, as mulheres participantes podem ter o seu próprio salário. Isso representa uma vida melhor para elas e para as suas respectivas famílias”, afirma a diretora de Responsabilidade Social da Associação, Virgínia Galassi.
A visão das formandas
Michele Andressa Petrolli, 31 anos, realizou o curso em novembro de 2013, em Bauru. A profissional conta que sempre quis ser manicure e, com o projeto Mãos Feitas APAS, conseguiu realizar seu sonho. “Tenho filhos pequenos e com essa formação posso trabalhar em casa e escolher meus horários. Então, esperei bastante até conseguir uma oportunidade e, quando surgiu, conquistei. Agora vou trabalhar e cuidar da minha família”.
Já a aluna Celina Moreno Lira, 43 anos, procurou fazer o curso para se aprimorar. “Nunca trabalhei em salão, sempre fiz a unha das amigas e vizinhas em casa, porém, precisava aprender mais. No curso, consegui isso e ainda aprendi coisas novas, como novas técnicas de higiene”, explica.
Mais do que a capacitação profissional e a chance de gerar uma fonte de renda à família, o projeto auxilia as participantes a superar problemas pessoais. É o caso da agora manicure Maria Gabriela Cavalari Ruiz, que antes de iniciar o curso em Birigui, cidade que integra a Regional Araçatuba, estava desempregada e sofrendo com uma forte depressão.
“Recebi o convite na agenda do meu filho e, mesmo em depressão há seis meses, eu decidi participar. No primeiro dia, eu chorei muito na sala de aula, quase desisti, entretanto, a professora e as outras meninas me ajudaram a concluir o curso”, contou emocionada. Hoje, a profissional não necessita mais de qualquer medicação e já está trabalhando em um salão de beleza da cidade. “Estou livre da doença. O curso me tirou da depressão e renovou minha vida”, completou.
Outra participante do curso, Michele Cristina Silva Alves destaca a reciclagem dos conhecimentos, uma vez que já atua na profissão há cinco anos, além da conquista de novas amizades. “Sei que preciso de novos conhecimentos e aprendi muito sobre a utilização dos esmaltes e técnicas de higiene”, contou. Já a professora de ensino fundamental, Shirley Costa, agora tem outra profissão. “O curso foi uma grande oportunidade para conquistar meus objetivos, que dará a oportunidade de atuar em duas atividades profissionais”, finaliza.
O curso
O projeto Mãos Feitas APAS – que já beneficiou mais de 3.000 mulheres em todo o Estado de São Paulo – conta com o apoio da empresa Hypermarcas que, ao término de cada curso, doa kits profissionais às alunas, compostos por produtos básicos para o início do atendimento às clientes, tais como esmaltes de cores diversas, esmalte extra brilho, removedor, desodorante, cremes para pés e mãos, amolecedor de cutícula, base incolor, óleo secante, nécessaire e toalha da marca Risqué.
Serviço:
Mãos Feitas APAS
Aulas: de 2ª e 3ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Inscrições: Fundo Social, localizado na Rua Pedro Amaral, 3578, Vila Ercília
Local das aulas: Prédio do Centro de Formação Profissional do Fundo Social (antigo CEFAM), localizado na Rua Eduardo Nielsen, 420, Jardim Congonhas
