A Campanha Outubro Rosa, em Santos, conscientizou 3.184 mulheres a agendarem a mamografia e realizou 2.125 coletas para exame de papanicolau nas policlínicas. Nesta edição, a iniciativa promovida pela Prefeitura e pelo Instituto Neo Mama, que contou com apoio APAS, ampliou o alerta às mulheres para além da prevenção ao câncer de mama: a detecção precoce da doença também no colo do útero.
O balanço da Secretaria de Saúde mostra que os números são superiores aos registrados em 2014, quando foram feitos 2.791 agendamentos de mamografias, das quais 2.282 pacientes compareceram ao procedimento.
Atividades
Atividades de conscientização e orientação sobre a importância dos exames e empenho das equipes que fizeram busca ativa com mulheres a partir dos 40 anos e com histórico da doença na família foram realizadas pelas policlínicas.
“O Outubro Rosa é uma Campanha que fica mais forte a cada ano. Foi fantástico ver o movimento de toda a sociedade, incluindo empresas e instituições que não têm qualquer vínculo com a campanha do Neo Mama e da Prefeitura aderindo à iniciativa, iluminando os imóveis na cor rosa”, afirma o secretário de Saúde, Marcos Calvo.
Apoio da APAS
Durante o mês de outubro, a APAS promoveu diversas atividades. Até o dia 31 de outubro, a entidade colocou ambientação cor de rosa na fachada da sede da entidade, banner no site, matéria na revista institucional e também fez campanhas junto aos supermercados para a distribuição de folders que trazem informações importantes sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conscientizar e divulgar os direitos da mulher de fazer mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Lei Federal nº 11.664/2008.
“É o papel da APAS, como entidade, apoiar a campanha Outubro Rosa e envolver a comunidade e, principalmente, nossos associados. Nenhum estabelecimento está mais presente na vida do consumidor que nossos supermercados”, afirmou Esther Gonçalves, diretora de Responsabilidade Social da APAS.
Agradecemos a participação dos associados para disseminar a importância da Campanha para colaboradores e associados.
Fonte: A Tribuna