O preço do ovo de Páscoa ficou em média 10,63% mais alto em relação aos valores registrados em 2010, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) realizada em sete cidades brasileiras, entre os meses de março e abril.
De acordo com o levantamento, a cidade que registrou o maior aumento no valor do produto foi Brasília, com acréscimo de 12,21%. Rio de Janeiro e São Paulo tiveram alta média de 11,3% e de 9,25%, respectivamente, e Salvador, que apresentou o menor índice de reajuste, teve alta de 9,13%. Em todas as cidades pesquisadas o aumento nos preços superou a inflação média entre abril de 2010 e março de 2011, que está em 5,86%, segundo o índice de preços ao consumidor (IPC-BR) medido pela FGV.
Apesar do aumento no preço dos chocolates, a pesquisa notou que outros itens bastante consumidos na Páscoa tiveram preços menores em comparação com o ano passado. É o caso da batata inglesa (-33,99%), da cebola (-29,95%), do azeite de oliva (-6,78%) e do bacalhau (-6,12%).
Pesquisa
Para compensar o aumento dos ovos de Páscoa a FGV sugere que o consumidor faça uma pesquisa de preço antes de comprar os produtos, que, mesmo apresentando um número idêntico, 15, por exemplo, têm pesos que variam entre 180 e 240 gramas.
Fonte: Valor Online
