A APAS – Associação Paulista de Supermercados estima que os preços dos ovos de chocolate devam aumentar 5%, em média, nesta Páscoa, se comparado com o mesmo período de 2009. Este ano, a festa será celebrada no dia 4 de abril. A alta deve-se à escalada no custo da saca de açúcar, a principal matéria-prima do produto. O bacalhau e o azeite, entretanto, não deverão sofrer alteração nos preços.
Segundo o IPS (Índice de Preços dos Supermercados), desenvolvido pela APAS em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o preço do açúcar teve alta de 67,87% em 2009. Para a APAS, outro fator que colabora para o aumento dos preços são as lembrancinhas que recheiam os ovos, a cada ano mais diversificadas e sofisticadas.
“Como no chocolate há pouca margem para inovação, as empresas vão tirar a diferença no recheio. A variedade, neste caso, estará nos tipos e formatos dos brindes incorporados, que acabam sendo responsáveis pela decisão na hora da compra”, observa Martinho Paiva Moreira, vice-presidente de Comunicação da APAS.
A indústria espera vender entre 7% e 10% mais que em 2009, alcançando um volume de 25,5 mil toneladas de chocolate – o equivalente a 100 milhões de unidades.
