No Dia do Consumidor (15 de março), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério do Meio Ambiente promoveram o seminário “Sacolas plásticas e o consumidor: desafios e estratégias-2011-2015”. A data de comemoração mundial do Dia do Consumidor foi simbólica para a assinatura do termo de cooperação para redução de sacolas plásticas nos supermercados entre as duas instituições. Pelo acordo, a Abras se compromete a reduzir em 40% o consumo das sacolinhas até 2015.
No evento realizado na sede da Abras, em que participaram representantes de supermercados, entidades do meio ambiente, indústria e imprensa, o Ministério do Meio Ambiente lançou, com o apoio da entidade, três cartilhas para conscientizar e desestimular o uso da sacola plástica. Os materiais são direcionados a gestores públicos, instituições públicas e privadas e consumidores.
O presidente da Abras, Sussumu Honda, também apresentou as iniciativas pioneiras de redução das sacolas plásticas nas cidades de Xanxerê (SC), Jundiaí (SP) e a que será implantada em Belo Horizonte (MG), em 18 de abril. A campanha de Jundiaí, especificamente, foi encabeçada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) no ano passado e teve o apoio dos empresários supermercadistas e da Prefeitura Municipal.
