No dia 12 de maio, o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Sanzovo Neto, moderou o painel “Relacionamento Fornecedores e Supermercadistas”, na palestra que integrou o congresso de gestão da APAS 2010. Diretores das redes de supermercados Carrefour, Covabra e Mialich e das empresas Ambev, Nestlé e Itaucard debateram sobre gestão do mix de produtos, ruptura e meios de pagamento.
Sanzovo apresentou alguns dados da pesquisa “Retratos do Varejo” relacionados a esses assuntos, como por exemplo o aumento da participação de produtos premium, cujo preço é 10% superior à média do mercado, e à valorização dos meios de pagamento por parte dos varejistas e também dos consumidores.
Marcel Régis, da Ambev, afirmou que o correto sortimento é importante para se evitar a ruptura (falta de produto na gôndola). Westerman Geraldes, da Nestlé, acha essencial estudar o shopper (consumidor), enquanto Ivo Vieitas, do Itaucard, acha importante construir uma relação duradoura com o varejista. Sanzovo concordou com o executivo da instituição financeira e ressaltou que, hoje, o maior acesso ao crédito trouxe facilidades ao varejo.
Manoel Araújo, do Carrefour, comentou a parceria com fornecedores. Em seguida, Ronaldo dos Santos, da Rede Covabra e vice-presidente de Assuntos Financeiros da APAS, ressaltou que a tendência é aumentar a procura pelo cartão devido à facilidade, praticidade e segurança que essa forma de pagamento oferece.
Para finalizar, Aurélio Mialich, do Mialich Supermercados e diretor da APAS Regional Ribeirão Preto, questionou os representantes da indústria sobre a problemática da falta de produto e do atraso nas entregas.

