Neste primeiro dia de Congresso de Gestão da APAS 2013 (7 de maio), os supermercadistas puderam conhecer a recente pesquisa da Nielsen a respeito da confiança que o povo brasileiro deposita no próprio brasileiro e no varejo. O Painel Confiança foi ministrado pelos presidentes João Galassi (Associação Paulista de Supermercados), Fernando Yamada (Associação Brasileira de Supermercados), Eduardo Ragasol (Nielsen) e Alexandre Caldini Neto (Valor Econômico).
Mediada pelo professor Nelson Barrizelli, do Programa de Administração do Varejo (Provar) da FIA/USP, a palestra ocorreu de forma interativa no formato de perguntas e respostas. Após a apresentação da pesquisa da Nielsen, os presidentes discutiram as percepções dos consumidores e as ações geradoras de confiança no varejo. Veja aqui a apresentação da pesquisa.
Quando perguntado sobre o que consistia a confiança, o presidente da APAS João Galassi afirmou: “A confiança consiste na proximidade, ou seja, confiamos naqueles que vivem perto de nós, naqueles que temos um maior contato. Entendemos a família e os amigos como a base mais forte da confiança e, quanto ao restante dos relacionamentos, a confiança é algo que devemos conquistar”.
A diminuição da confiança é algo que atinge diretamente o supermercadista, segundo o presidente da Nielsen Eduardo Ragasol. Para ele, não só problemas internos, mas também aqueles não passíveis de controle podem ser determinantes na conquista da confiança dos consumidores: “a confiança é parte fundamental da eficiência, é o lubrificante de toda uma engrenagem ou corrente de valor. O varejo é apenas a ponta desse sistema, que precisa funcionar acima de tudo”. Alexandre Caldino, presidente do Valor Econômico, complementou a ideia. “Se um tijolo da confiança for quebrado, todo o muro cai e a corrente se quebra”.
O presidente da Abras Fernando Yamada exaltou o valor do varejo brasileiro ao citar as oportunidades criadas pelo setor. “Nós somos heróis. Quem abre as portas para uma pessoa que só tem o primeiro grau? Somos nós. Damos a oportunidade do emprego”, afirmou.
Relacionamento com o consumidor
O tema Confiança foi discutido sob a ótica do tema da APAS 2013 “Capitalismo Consciente”. A confiança é um dos seus princípios básicos do fundamento, e o painel teve como objetivo dar instrumentos aos supermercadistas para uma maior aproximação com os consumidores.
Além de expor resultados qualitativos e quantitativos, a palestra exaltou a ideia de que pequenas atitudes positivas podem construir uma relação de confiança, assim como projetos e parcerias que visam melhor atender o consumidor. Como exemplo foi citado o programa De Olho na Validade, cobertura de ofertas da concorrência, degustação na loja e caixa-rápido.
