Na última segunda-feira, 11, a APAS Regional Campinas sediou mais uma Reunião Aberta, que, sob o patrocínio da empresa MG Contécnica, contou com palestra do gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, sobre a funcionalidade e benefícios do Projeto EBITDA. O evento contou com a presença de 61 participantes.
Junto à diretoria de Gestão Operacional e Comercial, na figura do diretor Pedro Lopes Brandão, e a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), Mariano foi um dos idealizadores do projeto EBITDA, cujo objetivo é apresentar, de forma bastante clara, a capacidade que uma empresa tem de gerar “caixa” exclusivamente com sua atividade operacional.
“Com o Projeto EBITDA, será possível analisar o percentual médio dos principais custos e despesas do setor supermercadista, como por exemplo, o percentual médio dos gastos com energia elétrica e comparar seu percentual com a média de gasto com energia elétrica nos supermercados do estado de São Paulo e de sua região”, explicou Rodrigo Mariano.
O gerente de Economia e Pesquisa da APAS ainda informa que, junto ao plano de contas padrão, será disponibilizada uma cartilha explicativa deste indicado, que apresenta o passo-a-passo no preenchimento, o que auxiliará todos os empresários a terem a capacidade de calcular seus números para, posteriormente, comparar com a média do setor supermercadista.
Clique aqui e acesse a cartilha final contendo todos os detalhes do Projeto EBITDA: Estrutura de Custos e Despesas dos supermercados paulistas.
Patrocínio da MG Contécnica
Também no evento, realizado no hotel Premium, em Campinas, os associados assistiram a uma palestra da empresa patrocinadora, que, sob o tema Enquadramento Tributário, trouxe aos supermercadistas conhecimentos sobre contabilidade real e suas obrigações e benefícios, além de uma análise do aumento na complexidade da operação do varejo nos últimos 15 anos.