A FCN 2008 – 4ª Rodada de Negociação e Fórum Centrais de Negócios prossegue hoje (22 de outubro) no Espaço APAS Centro de Convenções, em São Paulo, com as palestras de Ronaldo Jarnyk, consultor da Target Up, que falou pela manhã sobre “Gestão de Quebras e Perdas no Varejo”, e de Ricardo Branco de Miranda, responsável pela área de prevenção de perdas da Coop – Cooperativa de Consumo do ABC paulista.
De acordo com o Provar, Abras e Nielsen, as perdas e quebras nos supermercados chegam a 2,15%. Ronaldo falou sobre as causas das perdas no varejo, entre elas erros administrativos, fraudes e furtos, e afirmou que para preveni-las é necessário uma gestão e controle dos processos, a fim de se buscar a excelência operacional das lojas.
Ricardo apresentou o caso Coop em Prevenção de Perdas, área implantada na cooperativa no ano de 2003. Ele comentou sobre alguns fatores de sucesso nesta área, como a melhoria de processos, auditorias diárias, treinamentos para o aperfeiçoamento dos funcionários e parcerias com fornecedores. À tarde, acontecem as rodadas de negociação entre supermercadistas e fornecedores.