A redução no impacto ambiental dos produtos comercializados é um dos preceitos de atuação do Pão de Açúcar. Entre os projetos idealizados para alcançar tal objetivo, o “Caixa Verde” é uma iniciativa pioneira de descarte pré-consumo, que, iniciado em 2008, já arrecadou cerca de 3,8 milhões de unidades de embalagens, sendo mais de 1,4 milhão apenas em 2012. A ideia é agregar o projeto em todas as 165 lojas da Rede, já que, atualmente, o mesmo encontra-se presente em 121 supermercados.
O projeto “Caixa Verde”, que registra uma arrecadação média de 100 mil embalagens por mês, possibilita aos clientes a oportunidade de destinar para a reciclagem – em urnas instaladas ao lado dos caixas nos supermercados – as embalagens secundárias de produtos que não precisam ser levadas para casa, tais como caixas de pasta de dente ou barra de cereal.
O pioneirismo do projeto o transformou no carro-chefe da marca para representar todas as iniciativas sustentáveis, tanto que no filme publicitário lançado pela marca, cujo jingle foi cantado pela atriz Clarice Falcão, os colaboradores do Pão de Açúcar mostram a funcionalidade do “Caixa Verde”, ressaltando o uso diário e a leveza em tratar o tema de maneira menos complexa.
“O filme mostra que é possível ser sustentável de uma forma bem-humorada e moderna, evitando o discurso que muitas pessoas chamam de ecochato”, afirma o diretor geral da PA Publicidade, responsável pelo filme, Eduardo Romero. O jingle, inclusive, brinca com o termo ao dizer que “Nem todo eco é chato, chato é o eco que repete. Só que a gente não é ecochato”.
Todas as embalagens arrecadadas pelo projeto são doadas a uma das 35 cooperativas de reciclagem parceiras, promovendo ainda a inclusão social e geração de renda na comunidade. Por meio dessa iniciativa, aproximadamente sete mil pessoas são beneficiadas, direta e indiretamente.
Assista abaixo ao vídeo.
