O Pão de Açúcar inaugura em agosto na Região Metropolitana de Recife a sua primeira loja verde no Nordeste, levando à região um conceito inovador no varejo nacional. Esse conceito de supermercado reúne uma ampla solução de produtos e serviço com grande reforço em práticas de gestão e consumo sustentáveis.
O formato foi trazido pelo Pão de Açúcar à América Latina em 2008, quando inaugurou em Indaiatuba, interior de São Paulo, o primeiro supermercado com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), maior reconhecimento mundial para certificação ambiental de edificações no continente. A nova unidade no Nordeste ficará no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. O investimento da rede será de R$ 20 milhões, com geração de mais de 300 empregos diretos e indiretos.
“O Pão de Açúcar Piedade traz para a Região Metropolitana do Recife o que há de mais moderno em construção sustentável com um modelo de supermercado pioneiro, construído e operado de forma a garantir o menor impacto ambiental possível”, afirma o diretor Regional do Grupo Pão de Açúcar, Luiz Carlos Araújo.
Reconhecidas pelo pioneirismo em ações socioambientais, as lojas verdes são o ponto alto da estratégia da bandeira. “Nessas unidades reunimos as ações socioambientais de maior sucesso do Pão de Açúcar, além de novidades buscadas continuamente em nosso trabalho de inovação e que gerem valor ao cliente”, completa o executivo.
Com foco na eficiência no uso de recursos, uma loja verde conta com soluções completas para o descarte correto de resíduos e materiais recicláveis; diminuição do impacto socioambiental no processo da edificação; e consumo racional de água, energia e insumos. A loja possui uma linha diferenciada de produtos, com amplo sortimento de alimentos orgânicos e uma linha de comércio ético e solidário – produtos do Programa Caras do Brasil, que completa dez anos em 2012.
Esta é a sétima loja verde do Pão de Açúcar no país e a primeira no Nordeste. A escolha por Jaboatão dos Guararapes não foi aleatória: a Região Metropolitana do Recife possui um dos maiores crescimentos econômicos no Nordeste, e depende de ações de desenvolvimento sustentável para permanecer atrativa para investidores e também para a comunidade, objetivo compartilhado pelo Pão de Açúcar. A região possui desafios para preservação das áreas de mananciais e das matas ciliares do rio Capibaribe, que tem grande importância histórica e social na formação e no desenvolvimento de Pernambuco e da região Nordeste.
