O Grupo Pão de Açúcar apoia o “Limpa Brasil – Let’s do it!”, movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que pretende estimular a população a fazer a coleta de materiais recicláveis. A meta é despertar a responsabilidade individual das pessoas em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que é mais importante, mantê-las limpas.
O movimento funciona da seguinte maneira: os clientes Pão de Açúcar serão estimulados a retirar um kit nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever participantes, contendo um saco para lixo de 100L e uma luva. O objetivo é que o cliente retorne com o saco de lixo cheio de materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha). Com isso, receberá um saco de 15L, que equivale (simbolicamente) a três entradas para um show com grandes astros da música brasileira, que acontecerá no dia 27 de maio no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
O movimento
O projeto, que nasceu na Estônia e já atingiu 140 países, foi trazido ao país pela empresa Atitude Brasil, com a colaboração da UNESCO. No Brasil, a ação já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campinas, Mauá, Santo André, Diadema, São Bernardo do Campo e São Paulo, reunindo 50 mil pessoas e recolhendo 704 toneladas de material reciclável.
Os materiais recicláveis recolhidos serão doados às cooperativas de reciclagem. Já os rejeitos ficarão sob a responsabilidade das prefeituras, que encaminharão esses itens para os aterros sanitários. Entre as personalidades apoiadoras do projeto estão Tião Santos, protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, os músicos Chico Buarque, Milton Nascimento e Seu Jorge; e os atores Marília Pêra e Marisa Orth. Mais informações no site www.limpabrasil.com.
Assista ao vídeo “Eu sou catador”.

