No segundo trimestre do ano, as vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar atingiram R$ 4,9 milhões e as vendas líquidas totalizaram R$ 4,2 milhões, o que representou crescimentos de 16,2% e 19,5%, respectivamente. Em balanço divulgado ontem, a companhia obteve lucro líquido de R$ 60,4 milhões no trimestre, 118,9% superior ao do mesmo período de 2007.
No conceito ‘mesmas lojas´ (abertas há pelo menos um ano), o aumento das vendas brutas foi de 4,3%, e das vendas líquidas, de 7,4%. A alta das vendas, segundo a empresa, se deve, principalmente, aos produtos não-alimentícios, que cresceram 10,4% impulsionado pelas subcategorias de eletroeletrônicos (Mundo Entretenimento) e bazar (Mundo Casa). Isso explica o bom desempenho das bandeiras Extra Eletro e do Extra.com – operação de comércio eletrônico – cujas vendas aumentaram em índices superiores a 200%. Os produtos alimentícios, por sua vez, cresceram 2,4% no mesmo período.
Dados do setor revelam ainda que, apesar da alta da inflação e do aumento dos juros, o comércio varejista não tem sentido o desaquecimento das vendas, sendo sustentado pelo aumento da massa salarial e do crescimento no crédito.