A partir do dia 1º de agosto, a Cidade de Indaiatuba (SP) passa a fazer parte do projeto ´Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever´. A nova estação será instalada na loja Pão de Açúcar, situada na Rua Humaitá, 733. Essa será 90ª unidade.
Para o evento de inauguração que acontece no dia 1º de agosto, às 10h00, estarão presentes o prefeito da cidade de Indaiatuba, José Onério da Silva, Beatriz Queiroz, gerente de sustentabilidade no consumo do Grupo Pão de Açúcar.e Juliana Nunes, diretora de assuntos corporativos da Unilever.
O programa já recebeu, desde o seu lançamento,em 2001, cerca de 16 mil toneladas de toneladas de material, incluindo plásticos, papéis, metais, alumínios e vidros. As Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever estão presentes nos estados de São Paulo (Baixada Santista, Capital, Grande São Paulo e Interior), Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Recife e Rio de Janeiro. Por mês, somados os 89 pontos de coleta, o programa recebe, em média, 322 toneladas de resíduos, o que faz dele um dos programas de maior volume de embalagens pós-consumo coletadas e recicladas no país.
Se o volume de material já é sinônimo de um projeto vencedor, o caráter social dessa iniciativa faz com que essa seja uma das mais bem sucedidas ações de preservação ambiental aliada à inclusão social. O projeto, além de proteger o meio ambiente, gera 350 posições de trabalho como atendentes, coletores e triadores de materiais, que fazem parte de 19 cooperativas de catadores, presentes em oito estados brasileiros.
Para complementar o sistema proposto pelas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e incentivar os consumidores a reciclar, as lojas da rede distribuem sacolas de supermercados com estampas nas cores padrão de reciclagem e informações sobre o processo de separação dos materiais. Além disso, orientadores ambientais (fiscais da natureza) supervisionam cada uma das estações e estimulam os clientes a participarem do projeto separando o seu lixo doméstico.
Grupo Pão de Açúcar – responsabilidade socio-ambiental
Não há como se imaginar o crescimento das empresas descolado das questões sociais e ambientais. Em todos os seus processos, o Grupo Pão de Açúcar busca alinhar a melhoria contínua das condições sócio-ambientais e minimizar as ações potencialmente agressivas ao meio ambiente.
O Grupo trabalha incansavelmente para garantir aos diferentes perfis de clientes a melhor experiência de compra, não só pela qualidade dos produtos oferecidos e melhoria dos serviços prestados, mas também pela contribuição dada pela empresa para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Dentro do conceito triple bottom line, o Grupo Pão de Açúcar desenvolveu uma política estruturada de marca com ações sustentáveis e que respeitam o posicionamento e atuação de suas redes de varejo – Pão de Açúcar, CompreBem, Sendas, Extra, e Extra Eletro.
Divididas em três grandes causas, as estratégias da companhia são definidas nos seguintes escopos: bem estar pessoal, desenvolvimento comunitário e sustentabilidade do consumo e todas essas frentes contam com programas de longo prazo, a exemplo das Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever.
Especialmente sobre a terceira causa, que trata da sustentabilidade do consumo, além das ações realizadas por meio das Estações de Reciclagem, a empresa já implantou programas eficazes de redução no consumo de energia e verifica importantes avanços no que diz respeito à ecoeficiência ao longo de toda cadeia de geração de valor. Faz parte também dessa estratégia, disseminar a experiência para outras empresas e comunidades trabalhando com campanhas e programas de estímulo envolvendo clientes e colaboradores do grupo.
Unilever – responsabilidade socio-ambiental
A Unilever é uma empresa que se preocupa em melhorar suas marcas, criar formas de trabalho mais eficientes e desenvolver novos produtos que se adaptem à realidade das pessoas, sempre respeitando as necessidades e culturas locais, garantindo assim a sustentabilidade do seu negócio e do meio ambiente.
E mais do que resultados financeiros, a Unilever busca um trabalho consciente em todo o mundo, conduzindo os negócios com integridade, transparência e, ao mesmo tempo, respeitando funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade e meio ambiente.
A Unilever acredita que essas práticas socioambientais devem permear a própria essência dos negócios, não por meio de ações isoladas, desvinculadas da operação empresarial, mas envolvidas na forma como interage com as sociedades em que está inserida em um compromisso com o futuro, em que trabalhar de forma sustentável é essencial para crescer aperfeiçoando os seus produtos e valorizando a indústria brasileira.