Grandes redes de varejo, como Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, começam a abrir postos de combustíveis independentes
das lojas, administrando-os como um negócio à parte. Para os supermercadistas, o mercado é visto como promissor, apesar da migração do consumo da gasolina para o álcool, cujos preços são mais baixos, o que tem levado a uma redução no faturamento dos postos. Porém, o aumento nos volumes vendidos compensa.
Sergio Groba, gerente comercial responsável pelo segmento automotivo do Extra, iniciou um projeto-piloto de um posto de combustível de rua independente, no bairro do Tatuapé, na capital paulista. Somente neste ano, o grupo Pão de Açúcar planeja inaugurar 31 postos de combustíveis, chegando à marca de 100 unidades. E a maior parte dos novos postos – dois terços deles – não estará vinculada aos hipermercados Extra, afirma Groba. Atualmente, o grupo possui postos em 69 dos seus 91 hipermercados, e todos concentram-se em São Paulo e Rio de Janeiro.
O Carrefour foi o primeiro a investir em postos independentes. A varejista francesa comprou, em 2006, postos que operavam com as bandeiras Esso, Ipiranga e Repsol, e possui hoje 13 pontos-de-venda de combustíveis de rua. Ao todo, o Carrefour opera 79 postos. Além de vender álcool e gasolina, os postos oferecem outro atrativo para o varejo: as lojas de conveniência. Esse segmento entrou no radar das grandes redes, que querem ficar cada vez mais perto dos clientes. De acordo com Groba, nos postos de rua, o Grupo Pão de Açúcar irá instalar unidades do Extra Fácil, bandeira de lojas pequenas recém-criada pela empresa. O Carrefour fez o mesmo, e lançou, em 2007, o Carrefour Express, formato de lojas de conveniência.
Fonte: Jornal Valor Econômico