Para manter o ritmo das entregas dos produtos neste final de ano, época de maior movimento em vendas nas lojas, o grupo Pão de Açúcar investiu R$ 20 milhões em estocagem adicional para as operações logísticas, reforçando o seu sistema de abastecimento.
De acordo com o diretor de Logística do grupo, Marcelo Lopes, além dos 18 centros de distribuição próprios, a empresa alugou outros cinco a fim de atender a demanda de final de ano, e deverá contratar mais de mil novos colaboradores – entre empregos fixos, temporários e terceirizados. O objetivo é reduzir o nível de ruptura (falta) de produtos nas gôndolas.
Entre as ações específicas desenvolvidas para atender a esse período de maior sazonalidade, está a instalação de 300 contêineres nas lojas, o que possibilitou a ampliação da área de estocagem para itens não perecíveis. Em alguns casos, dependendo da localização, alguns hipermercados servem como versão reduzida dos centros de distribuição, abastecendo lojas menores. Além disso, a varejista trabalha com operadores logísticos externos contratados em parceria com fornecedores, promovendo redução de custos e garantia de qualidade e entrega.
O processo logístico do Pão de Açúcar conta com uma frota 100% terceirizada, em um total de 153 transportadoras e mais de 1.300 veículos. “No final do ano, o número de veículos pode chegar a 1.700, já que o estoque de alguns produtos costuma triplicar”, afirma o diretor.