O Grupo Pão de Açúcar anunciou na última quinta-feira (4 de abril) a extensão do programa Qualidade Desde a Origem a 100% da cadeia de carne bovina, garantindo mais qualidade e segurança aos consumidores. A iniciativa da rede varejista contempla as ações do setor na promoção da pecuária sustentável, conforme o Termo de Cooperação Técnica pela Pecuária Sustentável firmado entre o Ministério Público Federal e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) no último dia 25 de março.
“Com isso, avançamos na consolidação de uma cadeia de valor sustentável, que inclui desde o micro fornecedor até grandes empresas, garantindo benefícios a todos os envolvidos e ainda maior segurança e confiabilidade dos consumidores aos nossos produtos e serviços”, afirma José Roberto Tambasco, presidente de Varejo Alimentar do GPA, que inclui as redes Pão de Açúcar e Extra.
O “Qualidade Desde a Origem” é um programa exclusivo do GPA e pioneiro no varejo brasileiro. Estabelece pontos críticos de controle ao longo da cadeia de suprimento, do produtor ao cliente final, e tem como objetivo garantir padrões socioambientais eficientes, gerando valor aos consumidores, respeitando o meio ambiente e desenvolvendo soluções inovadoras, em um modelo parceiro, de responsabilidade compartilhada no qual todos se beneficiam.
Por meio de indicadores que controlam o padrão de qualidade do fornecedor, o GPA consegue monitorar o produto desde a planta do fornecedor até as lojas das redes Extra e Pão de Açúcar. O programa utiliza a rastreabilidade e o controle de pontos críticos relacionados à qualidade, como oportunidade para prevenir e melhorar o produto final. O programa mapeia em uma plataforma online (Controle de Desempenho de Fornecedores de Carnes) as etapas de produção, permitindo ao fornecedor acompanhar o seu desempenho em todos os quesitos de qualidade definidos pelo Grupo: Auditoria, Inspeção de Qualidade no recebimento do produto, Monitoramento de Resíduos e Análises Microbiológicas, além do Índice de Maciez – considerado um dos mais importantes pilares na decisão de compra do consumidor.
A Inspeção de Qualidade, realizada no recebimento dos produtos nas Centrais de Distribuição, associada ao rastreamento, ou seja, ao frigorífico e às fazendas que compõem o lote de produção, possibilita identificar as não-conformidades e, para cada caso, propor ações corretivas mais assertivas. Esta integração de informação e ação impacta positivamente na melhoria da cadeia, não apenas na relação com o GPA mas também para toda relação do fornecedor com o varejo nacional. Trata-se, portanto, de uma contribuição efetiva para a melhoria da competitividade do segmento.
Para mais informações, acesse www.qualidadedesdeaorigem.com.br.

