O Grupo Pão de Açúcar divulgou ontem, durante reunião com investidores, suas perspectivas para este ano, dando enfoque à redução de custos. Em 2008, a rede brasileira investirá R$ 733 milhões, 40% menos do que o valor investido no ano passado (R$ 1,2 bilhão). Desse total, a maior parte – R$ 260 milhões – será para reformas e infra-estrutura das lojas, e R$ 250 milhões para a aquisição de novos terrenos, onde serão construídas novas lojas a partir de 2009. A estratégia é reestruturar os negócios para uma expansão mais agressiva no próximo ano.
O valor desembolsado com a abertura de novas unidades e reformas passou de R$ 396 milhões, em 2007, para R$ 160 milhões. A meta é encerrar o ano com despesas ao redor de 19% das vendas líquidas, ante uma performance de 21,1%, em 2007.
Apesar da redução dos custos, o presidente executivo do Grupo, Claudio Galeazzi, afirma que a previsão da companhia é registrar vendas brutas de R$ 20 bilhões para 2008, com crescimento nominal de 6,5% pelo critério mesmas lojas (unidades abertas há pelo menos um ano).