Os meses de junho, julho e agosto são uma boa oportunidade de os supermercadistas de todo o País aumentarem as vendas dos produtos típicos de inverno em suas lojas. Prova disso é o resultado da pesquisa da LatinPanel, que mostra que esse período responde por 25,24% do gasto anual das famílias, se comparado aos gastos nas demais estações do ano.
Vários fatores já sinalizam que as vendas poderão ser mais elevadas, tais como aumento da renda dos brasileiros e do número de empregos com carteira assinada, além da produção mais acelerada das atividades industriais. Massas, vinhos tintos, espumantes, carnes, sopas, queijos, chocolates, bebidas alcoólicas, chás, cafés e bolos são alguns dos produtos mais consumidos nessa época do ano. Pesquisa do Sindicafé-SP (Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo) realizada nos supermercados e hipermercados, por exemplo, mostra que o inverno é o melhor período para o consumo do café, tanto tradicional (de menor custo e qualidade regular), quanto os superiores e os gourmets, preparados com grãos selecionados.
Fonte: Jornal de Brasília