A APAS comemora um ano da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco em Jundiaí. O presidente da APAS João Galassi e os diretores Edivaldo Bronzeri e Márcio Milan, idealizadores da campanha junto com a Prefeitura de Jundiaí, parabenizam a população da cidade pelo sucesso da ação que só foi possível graças à união do setor supermercadista com diversos setores do município. Em Jundiaí, mais de 960 toneladas de sacolas plásticas deixaram de ser distribuídas no comércio neste período, o que equivale a mais de 264 milhões de sacolinhas.
Para Galassi, os consumidores que substituem as sacolas plásticas prestam um enorme serviço ao meio ambiente. “A iniciativa de substituir as sacolas plásticas descartáveis pelas reutilizáveis é uma forma de conscientizar os consumidores quanto à preservação do meio ambiente. Pela repercussão da campanha que a sociedade desenvolveu em Jundiaí, a sustentabilidade passou a ser uma das principais bandeiras da APAS, e agora estamos trabalhando para a sua implantação em todo o Estado a partir de 25 de janeiro de 2012, quando entra em vigor o acordo com o Governo de São Paulo, estabelecido em maio passado”, diz Galassi.
Antes da Campanha, a cidade consumia 22 milhões de sacolas todo mês, o equivalente a 80 toneladas de plástico. “Jundiaí é exemplo para o Brasil e para o mundo. Todos devem adotar o modelo seguido na cidade, porque deu certo. Supermercadistas, Prefeitura, Sindicato do Comércio Varejista, Procon, Câmara de Dirigentes Lojistas e, principalmente, os consumidores estão de parabéns, porque a Campanha é um sucesso”, diz o vice-presidente e diretor de Apoio ao Associado em Segurança Alimentar, Márcio Milan, em entrevista ao Portal APAS.
“A população de Jundiaí entendeu a Campanha e a apoiou desde o início. Cabe um tem um papel importante na preservação do nosso planeta. Certamente estamos fazendo algo importante para as futuras gerações”, ressalta o vice-presidente e diretor de Apoio ao Associado em Convênios e Oportunidades Edivaldo Bronzeri.
Jundiaí foi escolhida para a implantação do projeto-piloto devido ao seu viés sustentável. A Campanha foi lançada na EcoJundiai de 2010 e teve 90 dias de preparação com um grande trabalho de divulgação dos supermercados e mídias locais. “No dia 30 de agosto de 2010 demos o pontapé para a Campanha de forma muito tranqüila. O projeto é consistente e a população estava bem informada. A Campanha é séria, ética e transparente. Não houve a necessidade de lei porque há o interesse comum de preservação do meio ambiente”, afirma Bronzeri.
O Procon do município não registrou reclamação por parte dos consumidores sobre substituição das sacolas durante este primeiro ano de Campanha. “A APAS realizará, em breve, uma pesquisa de opinião na cidade, que certamente mostrará a aprovação da população. Depois faremos um grande evento em Jundiaí para apresentar os resultados”, informa Galassi.
“A APAS certamente vai implantar de forma vitoriosa esta prática sustentável em todo o Estado”, opina Bronzeri.
Confira o vídeo veiculado sobre a Campanha de Jundiaí.
