Neste sábado, 12 de novembro, será comemorado o Dia do Supermercadista. A APAS parabeniza todos os seus associados pela data e convida os lojistas a participarem das campanhas desenvolvidas pela entidade. Sendo o setor responsável pelo abastecimento de 85% da população brasileira, os supermercadistas têm muito a comemorar: é referência em sustentabilidade para todo o Brasil com a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco e avança em parcerias com diversas entidades, como o Procon-SP em “De Olho na Validade”.
“É uma grande satisfação homenagear quem representa parte essencial do setor e de toda a cadeia do abastecimento. Desejamos estar sempre ao seu lado para comemorar conquistas e celebrar muitos dias especiais como este”, disse o presidente da APAS, João Galassi.
A data para a comemoração do setor foi instituída em 1968 e lembra a lei que definiu e regulamentou a atividade do supermercadista no país. A APAS, fundada há 40 anos, acompanhou as mudanças na economia brasileira e o trabalho desenvolvido pelo setor mostra o dinamismo e o comprometimento dos supermercadistas para atender os consumidores. “Os supermercadistas, além de atender as necessidades dos clientes, precisam acompanhar as mudanças de hábitos dos consumidores e estar preparados para corresponder a essas expectativas”, ressaltou Galassi.
Crescimento do setor
Nada melhor do que o Dia do Supermercado para lembrar o papel destes estabelecimentos como palco para o diálogo com a população sobre temas que estão diretamente relacionados às compras e ao abastecimento da população. O setor torna-se referência em sustentabilidade e já é considerado modelo na substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis. A iniciativa, que teve início com a assinatura do termo de cooperação com o governo estadual, deverá ser expandida para todo o Brasil, em uma parceria da entidade com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Além disso, parcerias com entidades de grande importância para a sociedade, como o Procon, crescem a cada dia. Como forma de medida compensatória a curto prazo, a Campanha De Olho na Validade garante ao consumidor que encontrar um produto vencido na loja outro item gratuitamente, e no prazo regular. “A maior conquista são as mudanças de atitudes para o bem comum. Educar os consumidores para a sustentabilidade e para a atenção às informações dos produtos é parte do compromisso que o setor dedica à população”, concluiu Galassi.
