12 de novembro. Data em que celebramos o Dia Nacional do Supermercado ou Dia do Supermercadista. Momento ideal para referenciarmos o árduo trabalho desempenhado pelos profissionais que atuam em nosso setor, que, no Estado de São Paulo, por exemplo, fatura R$ 79,9 bilhões (o equivalente a 31% do montante do País), representa 1,7% do PIB e gera 506 mil empregos, sendo responsável pelo abastecimento de 85% da população brasileira.
“Parabenizo todos associados pela data. Não há como negar a importância que temos para a economia do País. Neste sentido, convido todos a participarem cada vez mais das ações e campanhas desenvolvidas pela APAS, pois a união e unidade serão determinantes para o desenvolvimento do nosso setor, tornando-o cada vez mais forte e representativo”, afirmou o presidente da APAS, Pedro Celso.
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) iniciou suas atividades em 1971 com o DNA de representar o setor, proporcionar melhorias ao mesmo e, por consequência, ao serviço oferecido ao consumidor final. Neste contexto, muitos foram os serviços e produtos desenvolvidos ao longo dos anos, cujo objetivo é beneficiar e melhorar a operação do negócio dos cerca de 1.300 associados em todo Estado de São Paulo, que representam aproximadamente 3.000 mil lojas.
Neste sentido, destacamos a Feira APAS, maior evento mundial do setor supermercadista, que, em 2014, completou 30 anos de existência. Foi a maior edição de todos os tempos, com 69.554 visitantes e 602 expositores, sendo 150 deles internacionais de 17 países. Sob o tema CONFIANÇA – Fundamento do Time Campeão, o Congresso, que contou com importantes palestras de Vicente Falconi, Stephen M.R.Covey e Steven Jenkins, por exemplo, foi prestigiado por 3.136 pessoas. Já o Projeto Comprador Internacional APAS-APEX contemplou 325 reuniões, onde foram gerados negócios na ordem de US$ 211.500.000,00 para os próximos 12 meses, ante US$ 47 milhões em 2013.
“Para 2015, o evento será pautado pela Produtividade – essencial no desenvolvimento e crescimento de qualquer setor. Faltando pouco menos de seis meses para a realização do evento, já temos aproximadamente 80% da área de exposição fechada para expositores, sem contar os muitos contratos em fase de negociação, o que comprova o sucesso do maior evento mundial do setor”, explicou Pedro Celso.
Ações em benefício dos consumidores e melhorias na prestação de serviço também integram as atividades da APAS. Um exemplo claro é a Campanha De Olho na Validade, que estreita a relação de confiança entre consumidores e redes supermercadistas, na medida em que há o alerta sobre os produtos com prazo de validade expirado nas gôndolas. Neste caso, a campanha presume que o consumidor deve receber – de forma gratuita – um produto igual ou similar, e no prazo de validade.
Capacitação do setor
De forma geral, o supermercado é a porta de entrada de muitos jovens no mercado de trabalho e, por vezes, trata-se do primeiro emprego deste profissional em sua carreira. Trata-se de um setor com grandes possibilidades de aprendizados e crescimento, cujos benefícios passam pela independência financeira, ajuda à renda familiar, aumento da autoestima e das perspectivas futuras. Neste contexto, a Escola APAS oferece cursos gratuitos em prol do desenvolvimento do setor e, por consequência, dos profissionais que nele atuam.
Em 2013, por exemplo, a Escola APAS emitiu um total de 16.658 certificados – aproximadamente 40% a mais que a meta inicial do ano. Os números também superam 2012, ocasião em que a Escola APAS emitiu 11.084 certificados. Analisando os números, o ano de 2013 contemplou a realização de 592 cursos nas Regionais e Distritais da Associação, 435 abertos e descentralizados, 86 in company (ajustado a necessidades das empresas) e 71 da ferramenta on-line e-Super.
Ações de Responsabilidade Social
A APAS, por meio da Diretoria de Responsabilidade Social, também desenvolve projetos nas Regionais e Distritais em prol da cidadania e inclusão social. É o caso dos projetos Mãos Feitas APAS, que tem o objetivo de profissionalizar e inserir no mercado de trabalho mulheres em situação de exclusão social, dando a elas a oportunidade de trabalhar como manicures e pedicures, e Forno e Fogão APAS, que proporciona aos alunos a oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento de serviços de cozinha em supermercados, restaurantes e buffets. Milhares de pessoas já foram beneficiadas com ambos os projetos em todo Estado.
Outro programa de sucesso é o Vaga Certa – Aprendiz APAS, que visa inserir os jovens (de 14 a 24 anos) nas lojas de supermercados, em consonância à Lei da Aprendizagem. Desde o início do projeto, em meados de 2009, mais de 1.500 jovens já foram beneficiados e, atualmente, 70 supermercados parceiros participam da ação.
Como começou o autosserviço
O autosserviço é recente no varejo brasileiro. Antigamente, os “fregueses” ficavam do lado oposto dos balcões aguardando o vendedor ou atendente. Fernando Pacheco de Castro, com a ajuda de Raul Borges, revolucionou o mercado nacional ao copiar um formato de loja adotado no exterior. Em 1958, eles inauguraram na Rua da Consolação, em São Paulo, o supermercado “Sirva-se”. O nome já sugeria a novidade: a partir de então, os clientes eram os responsáveis pela escolha, transporte e encaminhamento aos caixas para fazer o pagamento das mercadorias. Em suma, eles próprios se serviam.
Mais do que isso, a inovação deu-se pela imensa variedade de itens no mesmo espaço. Padaria, açougue, mercearia, bazar e quitanda dispostos com organização e variedade. Começava assim a história dos supermercados no Brasil.
Com a rápida urbanização do País, verificou-se também o acelerado número de supermercados e de lojas de autosserviço. Em 1966, havia 997, número que chegou a 2.527 em 1970, aumentando em 153%. Em 1980, consolidou-se o formato de lojas com seções organizadas, permitindo o surgimento dos hipermercados.
Fonte: Livro “O supermercado nosso de cada dia”, lançado pela APAS em 2008