Mais de dois anos depois de ser implementada no estado de São Paulo, pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), campanha De Olho na Validade promove relação de confiança entre consumidores e redes de supermercados. Idealizada em parceria com o Procon, torna o consumidor parceiro das redes supermercadistas, na medida em que há o alerta acerca dos produtos com prazo de validade expirado. Neste caso, o consumidor deve receber – de forma gratuita – um produto igual ou similar, e no prazo de validade.
O Paraná é o 11º estado a aderir à campanha. Disseminada por todo país, a ação De Olho na Validade tem seu sucesso medido pela disseminação em outros Estados do País, onde diversas associações estaduais de supermercados implantaram tal ação junto aos seus associados. São elas:
Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), dezembro de 2011, Associação Pernambucana de Supermercados (APES), fevereiro de 2012,Associação Mineira de Supermercados (AMIS), maio de 2012, Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), junho de 2012, Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), julho de 2012, Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN), agosto de 2012, Associação Goiana de Supermercados (AGOS), novembro de 2012, Associação Sergipana de Supermercados (Ases), dezembro de 2012, Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), março de 2013, Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA), julho de 2013 e agora Associação Paranaense de Supermercados (APRAS) .
“Esta campanha tem dois objetivos: conscientizar o consumidor para que se atente aos rótulos dos produtos e mostrar a preocupação dos supermercados em desenvolver ações que possam trazer mudanças no comportamento do consumidor”, afirma o presidente da APAS, João Galassi.
Após dois anos de implantação, o vice-presidente e diretor de Segurança Alimentar da APAS, Paulo Pompilio, avalia que a campanha “De Olho na Validade” melhorou significativamente as operações dos supermercados no Estado. “O consumidor passou a ter mais segurança nos alimentos que consome. O aspecto positivo, para o Procon-SP, é que a entidade atingiu seus objetivos de órgão fiscalizador. Para o varejo, o avanço é alcançar melhora nos seus processos”, diz.