Uma novidade vai revolucionar a gestão de produtos fracionados nos supermercados paulistas. Por intermédio da APAS, a Toledo Brasil vai disponibilizar, em breve, a todos os associados um sistema que agrega informações de prazo de validade ao código de barras dos produtos. O novo sistema vai contribuir com a campanha de Olho na Validade e vem ao encontro aos anseios do setor em oferecer sempre o melhor atendimento aos clientes. O presidente da APAS João Galassi e a Toledo Brasil assinaram nesta última sexta-feira (11 de novembro) termo de cooperação para a implantação de um projeto-piloto.
Além de impedir que produtos vencidos sejam comercializados, a ferramenta da Toledo Brasil possibilitará a melhor gestão dos itens, pois facilitará a rápida localização dos produtos nas gôndolas. Um projeto-piloto do sistema será implantado no Atacado Roldão, sem custos para o associado, com o objetivo de ajustar etiquetas e códigos padrão para a operação. A expectativa é de que até 30 de janeiro de 2012 esteja disponível para os associados.
“Mais uma vez o setor supermercadista sai na frente e inova. A iniciativa da Diretoria de TI da APAS de construir esta importante parceria com a Toledo ajudará os supermercadistas a oferecer atendimento de qualidade em suas lojas, alem de estimular outros setores a adotar o sistema e aprimorar o gerenciamento”, disse o presidente da APAS João Galassi.
“Essa tecnologia contribuirá para melhorar a gestão, pois auxilia a administrar a grande quantidade de itens que os supermercados oferecem aos consumidores, afirmou o diretor de Apoio ao Associado em Tecnologia da Informação e Logística José Flávio Fernandes.
Entenda o sistema
A ferramenta da Toledo Brasil integra ao código de barras dos produtos fracionados com as informações de prazo de validade. Para impedir que o item seja comercializado, ao passar pelo checkout um alerta é disparado chamando a atenção do operador de caixa sobre a validade do produto, caso esteja vencida. Imediatamente, o colaborador pede a substituição do item. Outro benefício trazido pelo sistema é a gestão dos produtos, pois realiza um controle sequencial, e permite, por exemplo, a rápida localização nas gôndolas.
“A gestão nos supermercados é complexa e com nosso sistema as operações tornam-se mais simples”, explicou o gerente nacional de vendas da Toledo Brasil, Mario Pandolfo. “Produtos fracionados são aqueles manipulados pelo próprio supermercado, em geral no setor de perecíveis. Pelo curto tempo de validade, esses produtos são os que oferecem maior probabilidade de erros operacionais e serem comercializados com prazos de validade vencidos. Esta é a grande importância do novo sistema: evitar erros”, complementa.
A superintendente do Atacado Roldão Fátima Bonfim, primeira rede a comprovar a eficiência do sistema em projeto-piloto, mostrou-se otimista com a novidade. “Hoje não temos uma ferramenta que ajuda na gestão dos produtos de forma tão prática. Será importante para aumentar a segurança dos clientes na hora da compra, e para ajudar na gestão dos supermercadistas”, disse.
Legenda da foto acima: Presidente da APAS João Galassi (2º esq. p/ dir.), coordenador de Marketing e Soluções da Toledo Brasil Márcio de Oliveira, diretor de TI da APAS José Flávio Fernandes, superintendente da APAS Carlos Corrêa, superintendente do Atacado Roldão Fátima Bonfim, gerente nacional da Toledo Brasil Mario Pandolfo e gerente de TI da APAS Anderson Martins
