Engajada em ações sustentáveis, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) assinou convênio com a Desenvolve SP para proporcionar aos associados a Linha Verde de Crédito. A assinatura foi feita entre o presidente da APAS João Galassi e o diretor de Fomento e de Crédito da Desenvolve SP Julio Themes Neto, durante posse da Diretoria da APAS nesta sexta (31 de agosto), marcando a primeira ação da nova gestão de Galassi.
A iniciativa é uma alternativa para o supermercadista adequar sua loja com base no Guia Loja Verde, lançado pela APAS em novembro de 2011, amparada nos conceitos de sustentabilidade, minimizando gastos e aumentando a rentabilidade. “Com esta linha de crédito, os supermercados têm maior facilidade para viabilizar a loja verde, com investimentos em construção civil, eficiência energética, entre outros projetos sustentáveis”, afirma o presidente da APAS.
Conforme ressalta Galassi, por meio deste convênio firmado entre a APAS e a Desenvolve São Paulo os associados terão à disposição uma linha de crédito com taxa de apenas 5% ao ano, mais o IPC da FIPE e prazo de pagamento em até 10 anos, com dois anos de carência e oito de amortização. O convênio atende empresas de pequeno e médio portes, com faturamento anual a partir de R$ 360 mil. “É uma forma extremamente vantajosa e com pouca burocracia de financiar e viabilizar os projetos para deixar a loja verde, como indica nosso guia”.
O papel da APAS neste processo é contribuir com a operação e desenvolvimento dos supermercados, possibilitando ao associado tratar das melhores práticas de gestão com relação à sustentabilidade. “A APAS tem preocupação muito forte com ações sustentáveis e auxilia o supermercado em suas iniciativas”, ressalta o presidente.
Segundo Galassi, “a entidade é uma grande entusiasta em alavancar políticas públicas em benefício da sociedade”. Além desta iniciativa, a APAS tem diversas campanhas em parceria com o governo do Estado de São Paulo, como o “Via Rápida”, que visa a capacitação de pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho; também com o Procon de São Paulo, como a campanha “De olho na validade” (se o cliente encontrar um produto com a data de validade vencida ele leva outro, da mesma marca ou similar gratuitamente), a proibição de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, entre outras.