A cidade de Pardinho, no interior de São Paulo, realizou um concurso para estimular a criatividade na produção das sacolas reutilizáveis. Dez categorias elegeram a sacola mais ecológica, reciclável, criativa, original, simples, prática, divertida, elegante e versátil e popular para incentivar o hábito sustentável em todo o comércio da cidade.
“Estudamos as campanhas já existentes de conscientização, visitamos Jundiaí e idealizamos a nossa própria campanha para preservar valores locais, como a família e a proximidade dos consumidores com os comerciantes”, disse Sylviah Rioul, uma das responsáveis pela campanha. O concurso faz parte de uma campanha na cidade para a substituição das sacolas plásticas descartáveis pelas reutilizáveis e envolve diversas entidades e órgãos públicos, como secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, comércio, artesãos, entre outros.
O grupo realiza também um trabalho de conscientização nas escolas da cidade para que as crianças levem as informações para seus pais. “Avaliamos que as boas estratégias envolviam não só o comércio, mas também entidades da cidade para ação social conjunta, principalmente ligada à comunidade educacional. Entendemos que a sustentabilidade começa com atitude pessoal e esta deve ser construída individualmente e praticada coletivamente“, afirma Sylviah.
Os supermercados Prado e Pardinhense, da cidade, participam da campanha. “A ação tem obtido bons resultados e movimentou a todo o município. O resultado foi muito gratificante”, informou o gerente do Supermercado Prado, Danilo Henrique Prado. Um termo de adesão com 20 estabelecimentos locais foi assinado para a divulgação e posterior venda das embalagens nas lojas. As sacolas do concurso servirão de base para a produção de sacolas padrão para a cidade, assegurando, assim, uma estrutura para iniciar a substituição das descartáveis em Pardinho.
Todos os 26 concorrentes do concurso “Sacolas Ecológicas Tô dentro!” ganharam uma viagem patrocinada pelo Instituto Jatobás.
Veja aqui a matéria sobre o concurso de Pardinho.

Uma das sacolas vencedoras do concurso
