Embalado pelo faturamento recorde obtido em 2009, o setor de super e hipermercados segue otimista e aposta em um crescimento entre 7% e 8% para a Páscoa deste ano. A data é considerada a segunda mais importante no ano para o setor, ficando atrás apenas das festas de fim de ano.
O presidente da APAS, João Sanzovo Neto, salientou, em coletiva de imprensa realizada em Campinas no dia 24 de março, que nem mesmo o aumento dos preços dos ovos de Páscoa vão prejudicar o desempenho do setor – o chocolate ficou cerca de 5% mais caro em função do reajuste do custo do cacau e do açúcar. No entanto, outros produtos bastante procurados nesta época, como o azeite e o bacalhau, não tiveram valores alterados, nem mesmo após a recente alta do dólar. “As mercadorias foram compradas com antecedência e isso não deve afetar o preço para o consumidor, por enquanto”, ressaltou Sanzovo.
Para Sanzovo, o aumento nos preços de alguns itens teve interferência de fatores inesperados, como as fortes chuvas em relação aos produtos hortifrutigranjeiros, mas não colocam em risco a previsão de que o mercado paulista de supermercados cresça de 8% a 10% em 2010.
A expectativa do setor é de que o crescimento econômico neste ano continue impulsionando o consumo do brasileiro, principalmente das classes C e D, para ultrapassar o faturamento de R$ 54,3 bilhões atingido no ano passado — um aumento real de 6,25% em um ano marcado pela crise financeira.
A APAS Regional Campinas, que congrega 90 cidades e possui 348 lojas associadas, responde atualmente por um quarto do faturamento do Estado. “Trata-se de uma das regionais mais importantes para o setor, fundamental para o desenvolvimento”, disse.
Fonte: Jornal Correio Popular
