Em 2014, o coelhinho da Páscoa promete ser generoso com o setor supermercadista. De acordo com o departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), as vendas de produtos relacionados a esta data devem crescer 7% em comparação ao mesmo período do ano passado. Na categoria “chocolates”, por exemplo, espera-se uma elevação de 10% nas vendas, sendo que em 2013 o setor registrou um crescimento de 8% no mesmo período.
Além dos chocolates, o setor supermercadista também observa o aumento de outros produtos nesta época do ano, tais como pescados (em especial o bacalhau), vinhos, azeites, entre outros. A Colomba Pascal é outro produto de destaque. A indústria de alimentos vem aumentando o mix de produtos ofertados nesta época do ano e o consumidor, por sua vez, têm experimentado e consumido cada vez mais estes itens.
Até o mês de abril, a Coop – Cooperativa de Consumo pretende produzir cerca de 27 toneladas de bolo pascal em sua Central de Panificação, localizada em Mauá, região do Grande ABC Paulista. “Esse volume é 10% maior que o mesmo período do ano passado e para atender a produção foram contratados oito colaboradores em regime temporário”, afirmou o responsável pela Central de Panificação, Osmar Yoshihide Kimura. Os produtos estão disponíveis nas gôndolas nas versões frutas e chocolate.
Outro destaque positivo para o setor supermercadista está relacionado à elevação das contratações, uma vez que o aumento do volume de vendas nesta época do ano proporciona o incremento no quadro de funcionários para atender a maior demanda dos consumidores nas lojas. Neste ano, as contratações devem apresentar um crescimento de 3% se comparado a 2013.
Preços
Ainda de acordo com o departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), o maior consumo dos produtos, aliado à alta do dólar em 2013, devem impactar os preços dos produtos, que acompanharão os índices da inflação brasileira. Desta forma, os preços dos produtos devem estar aproximadamente 5% maiores em 2014.
Este cenário exige muita negociação dos supermercados com os fornecedores para manter os preços em patamares estáveis de um ano para o outro, levando-se em consideração a variedade de produtos e qualidade, o que resulta em aumento nas vendas e atendimento ao consumidor.
