Dados iniciais do departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS) apontavam para uma elevação de 5,5% dos preços dos itens que compõem a mesa dos consumidores na Páscoa. Entretanto, este cenário mudou e a boa notícia para os consumidores e, por consequência, aos supermercados, é resumida pelas projeções atuais, em que muitos itens devem apresentar elevação abaixo da inflação média do País, isto é, os preços devem subir 3,5% ante 2013.
O bacalhau, por exemplo, teve alta média nos preços de 3,46% em relação ao ano passado. No caso dos pescados, a sardinha registrou queda de 1,34%. Os sempre procurados chocolates apresentaram elevação de 1,13%, enquanto que o bombom registrou queda de 0,43%. Já o vinho, um dos destaques neste período da Páscoa, teve elevação de apenas 0,72% em comparação a 2013.
Este cenário de preços está diretamente associado ao comportamento do dólar, que se apresenta em patamar inferior ao projetado para este período do ano, cuja expectativa era que a moeda norte-americana estivesse custando de R$ 2,30 a R$ 2,40, o que impactaria nos preços, principalmente do bacalhau. A maior oferta e o maior mix de alguns produtos também explicam a relativa estabilidade dos preços e uma evolução mais favorável, casos do bacalhau e chocolates. Estes últimos, inclusive, mediante uma maior oferta e disponibilidade, devem contar com preços em níveis mais estáveis ao longo do tempo.
Outro ponto de destaque que atua como um fator positivo são as negociações dos supermercados junto aos fornecedores, a fim de barganhar preços menores e, por consequência, aumentar as vendas e atendimento aos consumidores. Tal fato também é resultado do mercado concorrencial em que os supermercados estão inseridos e, portanto, a busca é constante por melhores condições aos clientes no que tange à variedade, qualidade e preços.
Projeções de vendas
De acordo com o departamento de Economia e Pesquisa da APAS, as vendas de produtos relacionados à Páscoa devem aumentar 5,5% em comparação ao ano passado. No caso dos chocolates, estima-se uma elevação de 10%, sendo que em 2013 o setor apresentou crescimento de 8% nas vendas desta categoria. Um fator que corrobora com as projeções acima está associado à data da Páscoa neste ano, 20 de abril, período em que boa parte da população já teve acesso aos salários.
Os números apontam outro dado interessante: a preferência dos brasileiros por chocolates, principalmente nesta época do ano, que, diante do aumento da renda, proporciona um maior consumo, uma vez que os clientes incluem mais itens nas compras mensais. Além dos chocolates, o setor supermercadista também apresentará crescimento nas vendas de pescados (em especial o bacalhau), vinhos, azeites, entre outros produtos. No caso dos produtos oriundos do mar, a expectativa de alta fica em 5,5%, sendo que o bacalhau deve chegar a 10% ante 2013.
Com o aumento de produtos ofertados pela indústria nesta época do ano e a consequente curiosidade dos consumidores em experimentar tais produtos, a Colomba Pascal deve ser outro destaque da Páscoa.