No dia 12 de junho, a Seleção Brasileira comandada por Luiz Felipe Scolari entra em campo para o primeiro jogo da Copa do Mundo, data em que a prefeitura de São Paulo pretende decretar feriado na cidade. A medida, entretanto, se limitará apenas à abertura do evento, conforme nota oficial divulgada à imprensa.
“Diferentemente do que foi veiculado por alguns veículos da imprensa, a Prefeitura de São Paulo pretende decretar feriado municipal apenas em 12 de junho, conforme Projeto de Lei 185/2014. Trata-se da data da cerimônia e do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, que ocorrerão em São Paulo”, consta a nota oficial.
O comunicado ainda diz que “Embora a Lei Geral da Copa autorize os Executivos municipais e estaduais a declararem feriados nas datas de partidas em suas respectivas sedes, a Prefeitura de São Paulo reitera que planeja recorrer à medida apenas em 12 de junho”.
Segundo informações do Valor Econômico, a Câmara aprovou, em primeira discussão, o projeto de Fernando Haddad, sendo que uma alteração no texto tirou a possibilidade de o prefeito determinar feriado nos outros cinco jogos da Copa na cidade, como estava previsto no projeto original. Agora, esses outros dias serão considerados ponto facultativo. Nesses casos, fica a critério do dono da empresa ou comércio liberar ou não seus funcionários.
A medida corrobora com o pedido realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), na figura do presidente João Galassi. “Durante a Copa já contamos com dois feriados oficiais, Corpus Christi, em junho, e a Revolução Constitucionalista de 1932, em julho. Por isso, seria muito melhor para o setor se os proprietários tivessem a liberdade de abrir nas datas e fecharem apenas durante o horário dos jogos da seleção”, afirmou João Galassi.
Aproveitando a realização dos Eventos de Lançamento da Feira APAS 2014, em março e abril, o presidente João Galassi se reuniu com prefeitos das cidades que sediam Regionais e Distritais da Associação para a entrega de ofício que sugere o ponto facultativo – e não feriado – nos dias dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol. A ideia foi bem aceita nas cidades de Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Votorantim, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Santos, São Vicente, Araçatuba e Marília. Em Sorocaba, o ponto facultativo foi confirmado por representantes da prefeitura.