Fundado na década de 70, no ramo de hortifrúti, a Peg Pese comercializa frutas, legumes e verduras, contando, atualmente, com seis lojas na Grande São Paulo, 850 colaboradores diretos e 180 indiretos. Nos últimos três anos, a empresa contratou um sommelier para a seção de adega e realiza eventos de degustação de vinhos aos clientes. Como resultado, a empresa triplicou o mix de produtos e as vendas aumentaram cinco vezes.
Patrick Chaves Fernandes, que atua no departamento de Marketing do Peg Pese, falou um pouco mais sobre a ação e também sobre a importância da APAS para a empresa.
Confira abaixo:
Qual o objetivo da contratação de um Sommelier e da realização de eventos de degustações nas lojas?
Peg Pese: Há mais ou menos cinco anos, a Peg Pese reformulou toda a loja da Avenida Interlagos, a partir da mudança do layout, projeto de comunicação visual, ambientação, desenvolvimento do mix de produtos e criação de novas seções, tais como lanchonete, padaria, espaço saudável, dentre outros. Além disso, foi montado um espaço destinado à adega, sendo que, no começo, não tínhamos atendente e trabalhávamos com vinhos mais comerciais, com foco no preço (o mix de produtos era bem reduzido). Neste contexto, o próprio consumidor procurava os produtos e se servia.
Porém, enxergamos que alguns clientes precisavam de um atendimento mais diferenciado e, desta forma, contratamos um Sommelier. Iniciamos um trabalho para melhorar o atendimento aos clientes, melhorar o nosso mix de produtos e divulgar o departamento. Há três anos, ao lado de nossos parceiros, iniciamos um trabalho especial aos clientes, a partir da realização de eventos, degustações, confrarias e cursos nas lojas, que contou com auxílio desse profissional, além de vendedores, consultores e produtores de vinhos.
O objetivo dessa ação foi desenvolver um trabalho a médio e longo prazo na formação dos clientes, levando mais informação para quem gostaria de aprender um pouco mais sobre o mundo do vinho e, consequentemente, obtendo mais conhecimento sobre os tipos de vinhos, harmonizações, regiões e qualidade, o que ocasionaria a migração para produtos melhores. A ideia sempre foi criar uma aproximação maior com os clientes, proporcionando momentos agradáveis e descontraídos entre amigos, além de levar à propaganda “boca a boca positiva”, criando assim um espaço para opiniões, dicas e sugestões.
Qual o resultado desses eventos realizados pelo Peg Pese?
Peg Pese: No início tínhamos um número reduzido de pessoas e, com o passar do tempo, o número foi aumentando, até montarmos uma base de dados com o cadastro dos clientes. Atualmente, os próprios clientes se interessam em participar dos eventos e sempre trazem mais pessoas, sendo amigos e parentes. O evento é realizado em parceria com algum fornecedor e não paga nada para participar.
Nos últimos três anos, a partir do trabalho de atendimento desenvolvido pelo nosso Sommelier e com esses eventos nas lojas, nós triplicamos o mix de produtos da adega e as vendas também aumentaram cinco vezes. Além disso, também nos tornamos referência sobre o segmento na região e, desta forma, recebemos muitas visitas de interessados para conhecer a loja e organizações que querem desenvolver um trabalho com a nossa empresa. Outro benefício foi a criação de parcerias com produtores de cervejas especiais.
Quais serviços e/ou produtos a empresa utiliza da APAS?
Peg Pese: Cursos da Escola APAS para a formação dos colaboradores e a utilização do serviço de assessorias para eventuais dúvidas.
Qual a importância da APAS para a empresa e ao setor?
Peg Pese: Confiamos muito no trabalho da entidade, em virtude da assessoria prestada aos supermercadistas em todas as áreas. Desta forma, buscamos junto à APAS um canal direto para nos mantermos atualizados sobre tudo o que acontece no varejo supermercadista.