No dia 15 de outubro, a Diretoria de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Supermercados (APAS), representada pelas diretoras Virgínia Galassi e Esther Gonçalves, esteve reunida com a primeira-dama da cidade de Campinas, Sandra Ciocci, na sede da Prefeitura. Na ocasião, uma parceria foi firmada em prol da Campanha Pense Rosa, que, pelo terceiro ano consecutivo, tem o apoio da APAS e foca na importância da prevenção ao câncer de mama. Uma ação conjunta será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro, que consiste em levar um caminhão até um bairro carente da cidade e, no local, as mulheres com mais de 40 anos poderão realizar exames gratuitos de mamografia. O bairro ainda será definido e, em breve, o Portal APAS fará a divulgação do local.
A reunião contou com a presença de Sumaya Garcia (ONG Mulheres de Jesus), Patrícia Figueiredo (Campanha Pense Rosa), Virgínia Galassi (diretora de Responsabilidade Social da APAS), Sandra Ciocci (primeira-dama de Campinas), Esther Gonçalves (diretora de Responsabilidade Social da APAS Regional Campinas) e Maria Cristina Luchiari Pisoni (coordenadora de Marketing do Jornal TodoDia).
O Jornal TodoDia, inclusive, patrocinou todas as edições da Campanha Pense Rosa em Americana (interior de SP) e, a partir deste ano, o jornal resolveu propagar os ideais da mesma por outras cidades. “Estamos divulgando diariamente toda a programação das atividades que ocorrem nas cidades, tanto em nosso jornal como na TV. Damos suporte com reportagens sobre as ações e, no caso específico de Americana, produzimos cartazes em nosso parque gráfico, que, posteriormente, são distribuídos na rede pública e em bares do município”, afirma a coordenadora Maria Cristina.
Apoio da APAS ao Pense Rosa
Ao longo deste mês de outubro, o apoio da APAS ao Pense Rosa se dará por meio de algumas ações, entre elas a divulgação de duas faixas cor de rosa na fachada do prédio (veja foto abaixo), no Alto da Lapa (São Paulo), e uma campanha junto aos supermercados associados para a distribuição de folders com informações importantes sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conscientizar e divulgar os direitos da mulher de fazer mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Lei Federal nº 11.664/2008.
As mídias sociais também irão trazer informações acerca da Campanha. Curta a página no Facebook (www.facebook.com/portal.apas) e siga-nos no Twitter (www.twitter.com/infoapas). Os associados podem acessar o material do Pense Rosa no link https://portalapas.vibezz.com.br/m3.asp?cod_pagina=2615, que reúne o folder explicativo e a camiseta oficial da campanha para relacionar a marca ao projeto. O objetivo é demonstrar práticas de responsabilidade social a todos os clientes e colaboradores.
Apoio das redes de supermercados
A Coop – Cooperativa de Consumo é uma das apoiadoras da ação de prevenção de câncer de mama e, nos dias 14 e 15 de outubro, uma ação foi realizada em parceria com a Associação Recomeçar é Possível (entidade sem fins lucrativos), na unidade Joaquim Nabuco, localizada em São Bernardo do Campo (ABC Paulista). Na ocasião, as mulheres receberam informações sobre a importância da realização do autoexame e dos exames preventivos e periódicos, tais como mamografia e ultrassonografia.
A Rede 20, que conta com11 lojas associadas nas cidades de Assis, Cândido Mota, Palmital, Rancharia e Tarumã, no interior paulista,também aderiu à Campanha, ao imprimir os folhetos de preços dos produtos na cor rosa (veja abaixo). A frase “Outubro Rosa – Faça o autoexame das mamas e a mamografia. Toda mulher a partir de 40 anos tem o direito de realizar a mamografia anual” também foi gravada nos folhetos.
Leia mais sobre o Movimento Mundial Outubro Rosa e o Pense Rosa no Brasil
Legenda da foto acima: Sumaya Garcia (ONG Mulheres de Jesus), Patrícia Figueiredo (Pense Rosa), Virgínia Galassi (Diretoria de Responsabilidade Social APAS), Sandra Ciocci (primeira-dama de Campinas), Esther Gonçalves (diretora regional de Responsabilidade Social APAS) e Maria Cristina Luchiari Pisoni (coordenadora de Marketing do Jornal TodoDia).


