As vendas no pequeno varejo tiveram alta de 5,4% no primeiro trimestre deste ano. Somente em março, o crescimento foi de 10,5%, ante ao mesmo período de 2007. É o que apresentou ontem a Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) em sua Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo (PCPV).
Dos sete setores pesquisados, quatro apresentaram resultados positivos, incluindo Alimentos e Bebidas. Este setor – considerado o mais importante na composição da PCPV devido à participação no orçamento familiar – cresceu 4,9% em relação ao mesmo período de 2007, apesar de, no trimestre, acumular queda de 3,1%.
A pesquisa, apurada mensalmente pela Fecomercio, coleta dados junto a cerca de 600 estabelecimentos comerciais no Estado de São Paulo, com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões. O objetivo do levantamento é medir o desempenho das micro e pequenas empresas do comércio varejista em seus vários ramos de atividade, auxiliando os empresários na comparação da evolução do seu negócio em relação às demais empresas do setor.