As perdas no varejo brasileiro representaram, em média, 1,99% do faturamento do setor em 2007. A apuração demonstra uma alta de 0,13 ponto percentual em relação a 2006. É o que mostra um estudo realizado pela Abras – Associação Brasileira de Supermercados, em parceria com o Provar/FIA – Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração e a empresa de consultoria Felisoni & Associados.
O indicador baseia-se nas informações de 47 empresas que participaram da pesquisa, representando cerca de 220 mil colaboradores e duas mil lojas, com faturamento de R$ 49,6 bilhões.
No segmento supermercadista, as principais causas estão relacionadas às quebras operacionais (42,3%), seguidas pelos furtos externos e internos (37,3%). A cesta de perecíveis representou 56% das perdas totais. Como resposta a tais resultados, a pesquisa detectou que 82,1% das empresas possuem área de prevenção, sendo que 75% delas ampliaram investimentos nos últimos dois anos.