A Páscoa, segunda melhor data do comércio para os supermercadistas, não deve impulsionar apenas a venda de chocolates, mas também dos pescados, em especial o bacalhau. É o que aponta os dados do Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS). Para os pescados, a expectativa de alta fica na faixa de 5,5%, sendo que, no caso do bacalhau, a alta deve chegar até 10% em relação a 2013 – ano em que as vendas cresceram 8% no período.
A data da celebração é outro combustível para o otimismo, uma vez que em 20 de abril boa parte da população já teve acesso aos salários. No que diz respeito ao preço, a junção entre maior consumo e alta do dólar farão com que os preços acompanhem a inflação brasileira, registrando assim um aumento aproximado de 5% em relação ao ano passado.
Segundo o presidente da APAS, João Galassi, o setor supermercadista negocia exaustivamente com fornecedores para conseguir preços menores nos itens de Páscoa, o que proporciona o aumento das vendas. “Diante de um mercado concorrencial, os supermercadistas buscam sempre as melhores condições para os consumidores, considerando variedade de produtos, qualidade e preços atrativos”, disse.
Outro destaque positivo para o setor supermercadista está relacionado à elevação das contratações, que, para atender a demanda nesta época do ano, deve apresentar um crescimento de 3% ante 2013. De acordo com levantamento da APAS (Associação Paulista de Supermercados), a partir de dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, os últimos três anos registraram um incremento de 1.800 colaboradores para atuar nesta data.
Otimismo por todo o estado
No Walmart Brasil, a expectativa fica por conta de um crescimento de duplo dígito na venda de pescados. O bacalhau seco importado é uma das grandes apostas, com previsão de venda 15% maior do que o mesmo período do ano passado. O bacalhau dessalgado Bom Preço, marca própria da rede, é um dos produtos que promete acompanhar esta curva de crescimento. Outros pescados, como a Polaca do Alasca e filé de Salmão congelado, também estão no escopo de otimismo da rede: expectativa aumentar em 11% as vendas.
O almoço de Páscoa também deve alavancar as vendas da rede Covabra, que está presente em sete cidades do interior: Campinas, Capivari, Itatiba, Leme, Limeira, Pirassununga e Rio Claro. As vendas de pescados devem aumentar em até três vezes na Semana Santa se comparado às demais épocas do ano, cujo crescimento deve chegar a 12% ante 2013.
Neste ano, o Covabra terá opções e ofertas especiais no Bacalhau do Porto e peixes congelado, tais como cação, salmão, entre outros.
