Uma pesquisa elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com o Grupo de Prevenção de Perdas do Programa de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e a Nielsen do Brasil, constatou que as perdas nos supermercados brasileiros, em 2012, representaram 1,95% do faturamento do setor – o equivalente a aproximadamente R$ 4,74 bilhões. Entretanto, este número apresentou uma queda de 1,96% se comparado ao Índice de Perdas de 2011.
A 13ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro foi apresentada nesta quarta-feira (15/8), em evento na Sede da ABRAS para supermercadistas e fornecedores. A pesquisa foi realizada entre junho e julho de 2013 e contou com a participação de 214 empresas supermercadistas, cujo faturamento somado atinge R$ 83,1 bilhões (equivalentes a 34% do setor). Nesta edição, a novidade ficou por conta do levantamento de perdas nas principais seções dos supermercados.
“Com isso, foi possível observar que a área mais crítica em termos de perdas é a de FLV (frutas, legumes e verduras), que, em 2012, registrou perdas de 4,22%. Outra seção com índice de perdas alto foi a de padaria, com 2,37% e açougue, com 2,24%”, afirmou o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan. “Há ainda áreas menos importantes em termos de faturamento do setor, mas que apresentaram resultados expressivos de perdas, como as de Perfumaria (1,49%) e Bazar (1,42%)”, completou.
No ano passado, a principal causa de perdas constatada pela pesquisa foi derivada da quebra operacional (33,4%) – seguida por furtos externos (21,4%), furto interno (13,1%), erros administrativos (12,7%), problemas com fornecedores (11,4%) e outras causas (8,1%). Entre as quebras operacionais, a principal causa de perdas foram os produtos com validade vencida (36,3%), produtos danificados por clientes (18,8%) e produtos danificados por colaboradores (17,8%).
Embora as perdas representem fonte de grande preocupação por parte de executivos e empreendedores, a pesquisa destacou que apenas 28% dos supermercados entrevistados possuem área específica de prevenção de perdas. Já em relação aos equipamentos mais utilizados para prevenir as perdas, destaque para os circuitos internos de TV (CFTV) e, na sequência, os alarmes de acesso e o coletor de dados para realização de inventários.
Na visão do vice-presidente Marcio Milan, a pesquisa ressalta a importância do tema e ajuda na disseminação das informações relevantes ao setor. “O lucro líquido do setor em 2012 foi de apenas 1,90% sobre o faturamento bruto, enquanto as perdas atingiram 1,95%. Se o supermercadista consegue diminuir o índice, o seu esforço é transferido para a última linha do balanço, melhorando assim o resultado da empresa”, afirma.
Clique aqui e faça o download da 13ª Pesquisa de Perdas: http://www.abras.com.br/pdf/pesquisaperdas2013.pdf
Legenda da foto acima: O vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, faz a abertura do evento