A Revista SuperVarejo, publicada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), promoveu na manhã desta quarta-feira (9 de junho), na sede da entidade, um encontro para supermercadistas e fornecedores, os quais conheceram em primeira mão os dados da pesquisa sobre o canal “cash & carry” (atacarejo), feita em 2009 exclusivamente pela Nielsen para a SuperVarejo. O estudo mostra a evolução desse formato e a dinâmica do shopper (consumidor) deste canal, com base no acompanhamento contínuo de 37 milhões de lares brasileiros.
Estiveram presentes representantes do varejo e da indústria, como Savegnago, Barbosa, Wickbold, Gomes da Costa, BR Foods e Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad). Intitulado “Evento SuperVarejo – Tendências e Oportunidades”, o estudo foi apresentado por Guilherme Simon, executivo da Nielsen, seguido de debate conduzido por Olegário Araújo, gerente de Atendimento ao Varejo da Nielsen.
Nos últimos dez anos, o número de lojas do formato de atacarejo cresceu quatro vezes, passando de 72 para 291 lojas. No ano passado, 23% dos lares brasileiros compraram pelo menos uma vez no canal “cash & carry”, o que aumentou a participação nos gastos das famílias que compram nos supermercados, impactando os hipermercados. O Estado de São Paulo (Grande São Paulo e interior) e o Nordeste são os destaques no crescimento. “A região Nordeste inclusive é alvo de investimentos dos principais players do setor”, ressaltou Simon.
O atacarejo ganhou espaço em todas as classes sociais, principalmente a classe média, sendo que 20% dos lares que compram neste canal são hoje responsáveis por 71% do gasto. “São os chamados heavy buyers, das classes A e B, com filhos adultos e com quatro a cinco componentes”, destacou.
Em relação às categorias compradas neste canal, as principais foram o biscoito e bolacha, sabonete, refrigerante, papel higiênico e sabão em pó. Novos players, oferta de mais serviços, troca de canal com hipermercados e existência de mais de uma bandeira de “cash & carry” para o mesmo varejista, como é o caso do Walmart, com o Maxxi Atacado e o Sam’s Club, foram algumas das tendências apresentadas para o público neste dia.
A pesquisa completa será publicada na edição de julho da Revista SuperVarejo.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las:



