A Revista SuperVarejo, publicada pela APAS – Associação Paulista de Supermercados, promoveu na manhã de hoje (28 de outubro), na sede da entidade, um encontro para apresentar a pesquisa “FLV: Um mercado com grandes oportunidades”, feita exclusivamente pela LatinPanel para a SuperVarejo. Voltado a supermercadistas e fornecedores, o evento teve o objetivo de mostrar o comportamento das famílias brasileiras no setor de FLV – Frutas, Legumes, Verduras e, ao mesmo tempo, estreitar relacionamento entre os públicos.
Estiveram presentes produtores do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes; da ANAPA – Associação Nacional dos Produtores de Alho; da Frutamina; entre outras entidades, além de empresários supermercadistas do Estado. O estudo foi apresentado pela diretora de Shopper & Retail da LatinPanel, Fátima Merlin, seguido de debate mediado por Martinho Paiva Moreira, vice-presidente de Comunicação da APAS.
Na ocasião, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer quem são os consumidores de FLV, os seus gastos e frequência de compra, e os locais utilizados para a compra, identificando os desafios e oportunidades para esse segmento no Brasil e, especialmente, no setor supermercadista.
A pesquisa apontou que o setor de FLV responde hoje por 16% do gasto com alimentação dentro do lar, sendo que o shopper faz compras semanais, com gasto médio mensal de R$ 40,97, em supermercados e em canais alternativos como feiras, varejão, sacolão, quitanda ou mercadinho de bairro. Em relação aos critérios para a escolha dos produtos, os entrevistados procuram, em primeiro lugar, qualidade e frescor, seguido pelo preço e preocupação com a saúde. A pesquisa completa, feita junto a 8,2 mil domicílios do País, será publicada na edição de novembro da Revista SuperVarejo.


