A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) registrou 27% de otimismo em julho, em decorrência do cenário atual e futuro. Do total de entrevistados, 35% se mostraram pessimistas. Com relação ao momento atual, 21% estão otimistas, enquanto 42,4% apontam pessimismo; 36,7% permanecem neutros. Sobre a expectativa futura, 33,5% estão otimistas, 27,6% pessimistas e 38,9% neutros.
O setor supermercadista apresenta maior confiança quando se trata do seu próprio negócio. Isso quer dizer que há menor confiança quando se trata da economia de modo geral e há maior confiança quando se trata do negócio de supermercados. A expectativa de vendas é positiva e há otimismo em relação à manutenção ou crescimento de empregos no setor.
Outro aspecto importante, característico na economia brasileira, está pautado na confiança elevada em relação ao futuro, o que se reflete no indicador de julho, quando aponta para 21% de otimismo em relação ao momento atual e 33,5% de otimismo para o futuro.
A economia com crescimento abaixo das expectativas de mercado associada à inflação elevada em diversos segmentos da atividade econômica proporciona um ambiente desfavorável – tanto para a tomada de decisão por parte dos empresários, quanto para o desempenho do consumo das famílias.
De modo geral, o otimismo foi afetado de forma negativa em virtude dos resultados desfavoráveis apresentados no primeiro semestre pelo sistema econômico. Aliado a isso, a economia internacional também gera incertezas, pois interfere na condução desta atividade no Brasil. A situação política também poderá influenciar a confiança nos próximos meses, o que acarretará em uma maior variação no indicador a curto prazo.
Nota metodológica
A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, que representam 85% do faturamento do setor no Estado e, por consequência, trazem consigo uma amostra mais precisa no que diz respeito ao comportamento do setor.
A pesquisa tem por objetivo a identificação do nível de confiança dos supermercados em relação ao cenário macroeconômico – levando-se em consideração a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, a Percepção Atual e a Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão em relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque e, de maneira geral, auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

