O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) avaliou o impacto do uso das sacolas nos supermercados e constatou: a ecobag é a melhor opção para as compras. De acordo com a pesquisa, nenhuma sacola descartável é recomendada aos consumidores preocupados com o meio ambiente, sendo apenas a embalagem reutilizável menos agressiva à natureza.
O estudo analisou três tipos de sacolas descartáveis: as oxibiodegradáveis, as de amido de milho e as de papel. “Nenhuma das opções indicou níveis satisfatórios. Elas não são indicadas aos consumidores que se preocupam com a preservação do meio ambiente”, anunciou a diretora de Tecnologia de Processos do IPT Maria Filomena Rodrigues.
A reportagem ressaltou, então, a importância do uso das ecobags. Elas podem ser reutilizadas por anos e acompanham a tendência de descarte zero, defendida por muitas instituições e pela campanha de substituição das sacolas do setor supermercadista. “Nossa campanha prioriza a reutilização do material. Por serem mais duráveis, as ecobags podem ser utilizadas muitas vezes. Temos que reeducar nosso setor e nossos consumidores para pôr fim à cultura do descarte. É uma mudança de comportamento em toda a sociedade”, explicou o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi.
Assista ao vídeo transmitido na edição do dia 16 de maio no programa SPTV, da TV Globo:
