A pesquisa “Tendências do Consumidor”, apresentada com exclusividade na APAS 2013 – 29º Congresso e Feira de Negócios, mostra o novo perfil do comprador brasileiro. No estudo, 7% dos entrevistados afirmaram estar dispostos a pagar mais por marcas que protegem o meio ambiente, reafirmando uma tendência de consumidor consciente.
Quando indagados sobre como gostariam que fossem os produtos de alimentação do futuro, a maioria (69%) respondeu aspirar por produtos que ajudem a manter a saúde. Logo em seguida, veio a opção “produtos com ingredientes naturais, sem gordura e conservantes” (13%) e “produtos ecológicos que não contaminam o meio ambiente” (7%).
A maior preocupação do brasileiro quanto ao futuro está ligada ao sistema de saúde (27%), seguida por educação (21%), meio ambiente (15%), emprego (14%) e justiça (5%). No entanto, a maior meta de vida para os entrevistados é ter saúde (38%). A preocupação com a saúde também foi a resposta mais escolhida para 30% dos entrevistados, incluindo aí a preocupação com a saúde da família.
Crescimento em saudabilidade
A pesquisa da Nielsen também apurou os impactos desta nova tendência no varejo alimentar. A categoria “faz bem” já é a que apresenta maior crescimento no período, seguida por indulgência, praticidade/conveniência e sofisticação.
O apelo de fazer bem funciona, segundo a pesquisa. Os alimentos que proporcionam benefícios à saúde ganham expressiva participação na mesa dos brasileiros. A água de coco ganhou destaque com 2,2 milhões de lares compradores a mais em relação a 2011. A bebida de soja ganhou 1,3 milhão; cereal matinal 2,1 milhões; e iogurte, 2,5 milhões.
A pesquisa “Tendências do Consumidor” está disponível na íntegra no Portal APAS. Acesse aqui. A Feira APAS 2013 ocorreu de 6 a 9 de maio, em São Paulo. Neste ano, o evento discutiu o tema Capitalismo Consciente: prosperar construindo relações de valor para todos.

Presidente da APAS João Galassi (ao centro), diretor de Economia e Pesquisa da APAS Dinis Dias e presidente da Abras Fernando Yamada durante coletiva de imprensa, na APAS 2013
