Entender o que move a inovação nas companhias foi o mote da pesquisa realizada com quatro mil empresas de capital aberto em 17 países pelo professor da Universidade Southern Califórnia, Gerard Tellis. Ele apresentou alguns resultados do estudo na palestra “Inovação no varejo”, durante o congresso de gestão da APAS 2010.
Para a maioria dos entrevistados, o que move a inovação nas companhias é o investimento em pesquisa e desenvolvimento e ainda a construção de uma cultura interna que estimule iniciativas criativas, aperfeiçoe os produtos líderes e estude o mercado interno. “Em toda inovação existe alto risco, mas é importante abraçá-lo e não ter medo de canibalizar seus próprios produtos”, disse Tellis.
Para a aplicação da inovação no varejo é preciso que a companhia olhe sempre à frente, a fim de identificar os desejos dos consumidores, além de desenvolver as lideranças. “O Walmart focou seu posicionamento no menor preço, menores custos e inovação e hoje é a maior rede varejista dos Estados Unidos”, comentou.
